Cidades Inteligentes: Aracaju é a 3ª no Nordeste em ranking nacional

Indústria, Comércio e Turismo
02/05/2019 14h11

Aracaju ingressou no conceito de smart cities a partir de 2017, quando o prefeito eleito Edvaldo Nogueira colocou como carro-chefe da gestão a modernização de Aracaju, através do programa de cidade inteligente “Aracaju Humana, Inteligente e Criativa”. Desde então, o programa vem avançando, e todo esse esforço inicial da gestão tem sido reconhecido por analistas de cidades inteligentes e de rankings especializados no tema. O último estudo, desenvolvido pela Teleco Inteligência em Telecomunicações, avaliou os 100 maiores municípios de todas as regiões do país e Aracaju obteve a terceira melhor posição do Nordeste, ficando na 16ª colocação nacional.

O prefeito Edvaldo Nogueira ficou satisfeito com esse resultado da pesquisa e prevê que em rankings futuros a posição de Aracaju deve melhorar, “à medida que mais serviços integrem o programa Aracaju Inteligente, Humana e Criativa”. “Estamos no início desse processo e já estamos bem colocados, mas queremos mais e à medida que os serviços forem se consolidando com o engajamento cada vez maior da sociedade, também teremos a inserção de outros modais de serviços que estamos trabalhando ainda, e que melhorará nossa posição nos rankings de cidades inteligentes”, avaliou.

Pesquisa

A partir da pesquisa, é possível verificar a posição de cada município em relação aos demais e identificar os pontos que requerem aprimoramentos, de modo a tornar as cidades mais inteligentes a partir de mais e melhores serviços.

O estudo da Teleco considerou em seu levantamento indicadores como mobilidade urbana, saúde, educação, E-GOV e meio ambiente, estabelecendo os seguintes pesos em sua metodologia de pontuação: 3,5 pontos para a existência do serviço oferecido aos cidadãos e 1,5 pontos para a abrangência do serviço.  

De acordo com os dados levantados pela Teleco, Aracaju obteve o 16º lugar na colocação geral, à frente de importantes capitais como Curitiba, São Paulo e Porto Alegre, e a terceira colocação no Nordeste, superando Recife e Salvador, por exemplo.   
 
Um resultado que aponta que a gestão está no caminho certo e avançando com planejamento nessa área. “É importantíssima essa excepcional posição no ranking da Teleco. Estar em 16º lugar em meio aos 100 maiores municípios brasileiros e o terceiro lugar na região Nordeste, significa um trabalho focado e integrado da gestão municipal, tendo a liderança do prefeito Edvaldo Nogueira, que acompanha pessoalmente cada estágio desse novo tempo em Aracaju”, comemorou o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Marlysson Magalhães.

Confira o ranking do Nordeste:

1ª) Fortaleza (CE);
2ª) Maceió (AL);
3ª) Aracaju (SE);
4ª) Recife (PE);
5ª) Salvador (BA);
6ª) Manaus (MA);
7ª) Teresina (PI);
8ª) Natal (RN);
9ª) João Pessoa (PB).