Prefeitura de Aracaju inicia formação do Nudec PEC

Defesa Civil
06/05/2019 23h01


Na noite da segunda-feira, 6, teve início o processo de formação do Núcleo de Defesa Civil da Comunidade (Nudec), para a área de risco prevista no Plano de Evacuação da Comunidade (PEC) da Zona de Expansão. A ação da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), integra o Planejamento Estratégico da gestão municipal e visa, especialmente, formar os participantes para que possam se tornar monitores de evasão, diante de uma situação adversa. O curso pelo qual passa o grupo foi estruturado de maneira a atender as demandas específicas da região, havendo matérias diferenciadas em relação aos demais Nudecs.
 
O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, indica que a ação reforça as medidas preventivas já existente em relação às demandas do local. “A formação do Nudec do Plano de Evacuação da Comunidade (PEC) é de fundamental importância, dadas as especificidades da região. A Prefeitura entende que, embora seja remota a probabilidade de acidentes, a população precisa estar treinada e apta a agir, caso necessário”, destacou.
 
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, o major Sílvio Prado, o Nudec PEC se diferencia dos demais em relação pelo tipo de desastre ao qual estará dedicado, por meio de ações de prevenção ou resposta. “Os Nudecs formados anteriormente são voltados aos desastres naturais, como deslizamento de terra, alagamento, enxurrada e outros. O Nudec PEC é treinado para atuação em caso de desastre tecnológico, ligado ao armazenamento e distribuição de líquidos combustíveis e inflamáveis, devido à proximidade com o polo industrial da região”, explicou. 
 
A área priorizada corresponde ao raio de um quilômetro a partir da esfera da Petrobras, instalada no polo Atalaia. São as pessoas que residem nesse espaço que podem estar mais expostas aos riscos. De acordo com o censo de 2017, foram contabilizadas oito mil pessoas, nesse raio.  Diante disso, os membros do Nudec PEC terão a capacidade de orientar os demais moradores em uma situação de emergência, direcionando essas pessoas para pontos de encontro, nas áreas de segurança já sinalizadas na Zona de Expansão. 
 
Além da consolidação do conceito de Nudec, a formação contempla o conhecimento técnica específico para auxiliar nos processos de identificação de riscos, prevenção e mitigação. “Será possível esclarecer sobre os materiais armazenados no polo industrial, sobre os riscos que existem no transporte e armazenamento, além das hipóteses de vazamento de gás ou líquido combustível”, detalhou o coordenador da Defesa Civil, Sílvio Prado. 
 
Durante o processo de formação os participantes farão, também, uma visita às instalações tanto da Petrobras quanto da Nacional Gás, para que eles possam conhecer as medidas relacionadas à segurança dentro desses polos. 
 
Os membros do Nudec PEC atuarão como parceiros da Defesa Civil para efetivação das medidas apontadas pelo Plano de Evacuação, com foco na prevenção e proteção às vidas. “É mais uma força da Defesa Civil dentro da comunidade. Poderemos agregar, também, o conhecimento que eles têm da área, o conhecimento sobre as pessoas que possam ter dificuldade de locomoção, auxiliando inclusive no mapeamento da área. Será uma via de mão dupla, através da qual poderemos passar as demandas de prevenção assim como eles poderão trazer essas informações de dentro da comunidade”, pontuou Sílvio Prado.

A participante Meirilande dos Santos comemora o aprendizado e revela suas expectativas. “Gostei muito porque adquirimos conhecimentos. Muitas vezes imaginamos as coisas de um jeito e aqui podemos obter o esclarecimento. A expectativa é de somar esforças para ajudar a sociedade”, indicou.
 
Jéssica Leite é presidente da Associação de Moradores do Conjunto Beira Mar II. Ela considera válida a criação do Nudec PEC. “É importante para desmistificar muitos medos da comunidade sobre os riscos em relação a Petrobras e Nacional Gás. Com essa implantação muitas dúvidas serão sanadas e nos deixará preparados para qualquer evento. Saberemos lidar com a situação”, avaliou a moradora da Zona de Expansão.