Oficina de Manipulação de Alimentos capacita mais de 80 comerciantes para festejos juninos

Formação para o Trabalho
07/05/2019 17h13

A Prefeitura de Aracaju, através dos serviços desenvolvidos pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), ofertou mais uma oficina de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos. O evento, que contou com a participação de 84 ambulantes e feirantes, aconteceu no auditório da Estação Cidadania, localizado na rua Pacatuba, Centro.

Com a proximidade dos festejos juninos, muitos ambulantes precisavam atualizar seu certificado para conseguir comercializar seus produtos nos eventos que são típicos do mês. Essa é uma exigência da Vigilância Sanitária, que garante a segurança dos vendedores e, principalmente, dos consumidores, que terão a certeza que estão consumindo um alimento bem cuidado.  

Foi por meio dessa certificação, válida por um ano, que a maioria dos comerciantes a participarem do evento. Com vinte anos de trabalho no ramo de drinks, Kátia Cilene, participou da oficina e conta como ela contribuiu para a execução de sua profissão.  “Ajudou muito, né? Primeiro não pagamos nada e nos capacita [oficina] nas técnicas que temos que aprender”, explicou a comerciante, moradora do bairro Inácio Barbosa. 

Sobre a oficina

A oficina de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos tem duração de oito horas, e é uma excelente oportunidade para que os ambulantes e feirantes tirem dúvidas. Segundo o instrutor Alexandre Hage, a maioria dos questionamentos da turma estava ligada à higienização dos alimentos e do local onde estão expostos. “Eu sempre tento ressaltar que a imagem que eles dispõem ao cliente é sempre a faixada deles, é o cartão principal. É importante mostrar que eles são limpos, que o ambiente está limpo, resultando em alimentos bem manuseados.” Alexandre contou ainda que a oficina foi proveitosa, principalmente pelo retorno dos participantes.

São das cervejas, refrigerantes e águas que o casal Davi Silveira, 50, e Maria de Fátima, 48, tiram a renda para o sustento familiar. Não é de agora que o casal comercializa. São 27 anos dedicados à venda de bebidas nas festas sergipanas. Para o esposo, Davi Silveira, as oficinas são sempre momentos de aprendizado unindo a teoria que é passada à prática do trabalho. “É mais conhecimento para a gente, cada vez que vamos trabalhando, nós conhecemos mais e tentamos melhorar”, finalizou.