Prefeitura atua na fiscalização dos espaços públicos da cidade

Serviços Urbanos
07/05/2019 18h40

Manter a organização nos espaços públicos da cidade é uma preocupação constante da Prefeitura de Aracaju. Por conta disso, diariamente , a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), através da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), realiza ações de fiscalização e monitoramento da ocupação destes locais pelo comércio irregular.

Nesta terça-feira, 7, os fiscais da Direpa percorreram a praça Dom José Thomas, no bairro Siqueira Campos, na zona Oeste da capital. Durante a ação, foram observadas as questões da mobilidade dos pedestres no passeio público, principalmente, no entorno do ponto do transporte coletivo onde o fluxo de pessoas é maior. Um levantamento do quantitativo de permissionários e ambulantes no local  também foi feito pela equipe  que, posteriormente, irá notificar os comerciantes em situação de irregularidade.

O trabalho dos fiscais tem evitado transtornos à população em outros locais, como na região central da cidade, onde uma equipe fixa atua, de segunda a sábado, para coibir a invasão das principais vias por esta modalidade de comércio ambulante  que chega a ocasionar situações de congestionamento no trânsito. Os profissionais da Emsurb monitoram também espaços onde podem ocorrer realocações irregulares como na Praça João XXIII, desocupada pela empresa desde dezembro de 2017.

Além das ações rotineiras, o plano de ação das equipes é elaborado com base em denúncias da população pela Ouvidoria da empresa municipal. “A nossa intenção é coibir a invasão dos espaços públicos pelo comércio irregular. Por isso, estamos intensificando cada vez mais nossas ações no Centro e em outros pontos da cidade para que possamos, gradativamente, manter e ampliar a organização e a ordem na capital”, enfatizou o diretor de Espaços Públicos, Bira Rabelo.