Câmara Técnica da Rede Intersetorial articula ações para os bairros Santa Maria e 17 de Março

Defesa Social e Cidadania
08/05/2019 21h48

Para garantir mais qualidade de vida aos aracajuanos, a Prefeitura de Aracaju busca desenvolver ações de enfrentamento à violência, por meio do Projeto Aracaju Segura, como parte das medidas previstas no Planejamento Estratégico da gestão municipal. Para auxiliar na na execução do projeto, foi criado o Comitê Intersetorial, coordenado pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), que atua em parceria com diversos outros órgãos municipais. Como parte das atividades, foi realizada, na tarde desta quarta-feira, 8, uma reunião com os representantes da Câmara Técnica da Rede Intersetorial, com o objetivo de discutir as ações das redes locais, estabelecidas prioritariamente nos bairros Santa Maria e 17 de Março.

De acordo com a coordenadora do Comitê Intersetorial e secretária adjunta da Defesa Social e Cidadania, Lílian Carvalho, essa câmara é composta pelas secretarias responsáveis pela maior parte dos serviços ofertados nos bairros. A partir dessa articulação, o objetivo é fortalecer a rede local das comunidades.  “A ideia é que haja diálogo entre os serviços prestados. Nós reunimos representantes dessas unidades e membros das comunidades, que estarão apresentando as suas demandas”, explica a coordenadora.

Na ocasião, esteve representada a Semdec, juntamente com membros da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), além das secretarias da Saúde, da Assistência Social, por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos, da Educação e a Fundação Municipal de Formação Para o Trabalho (Fundat). São justamente esses os órgãos que compõe a Câmara Técnica da Rede Intersetorial Local.

Segundo o representante da Secretaria Municipal da Saúde, Luiz Cláudio Soares, esse encontro, especificamente, teve como objetivo discutir as pautas, encaminhamentos e agendas da Rede Intersetorial Local dos bairros Santa Maria e 17 de Março para esse semestre. “Esse projeto foi iniciado em 2017, e tem como objetivo o fortalecimento da articulação e da comunicação entre os diversos serviços das Secretarias da Prefeitura de Aracaju nesses bairros, fortalecendo as ações intersetoriais e conjuntas”, aponta.