Prefeitura intensifica serviços de limpeza em canais da Zona de Expansão

Serviços Urbanos
10/05/2019 17h24


Ações que contribuem para a correta drenagem das águas pluviais na capital fazem parte do cotidiano da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), através do cronograma de limpeza de canais. A iniciativa, que tem evitado transtornos aos moradores de Aracaju, foi intensificada durante esta semana nos conjuntos habitacionais da Zona de Expansão.

Segundo a Diretoria de Operações, nos últimos três meses, as intervenções de limpeza pelo método manual foram realizadas nos canais dos conjuntos residenciais Porto Sul, Beira Mar, Brisa Mar e loteamento Aquarius. O canal do residencial Costa Nova teve o serviço concluído na última quinta-feira, 9. Os agentes recolheram o lixo descartado irregularmente pela população, dentro e na margem do canal e roçaram o entorno. 

O trabalho preventivo tem o objetivo de manter a regularidade não somente na limpeza, mas também no monitoramento. O serviço, que acontece, em média, trimestralmente, pode ter o prazo antecipado em algumas localidades, a depender do nível de obstrução, ocasionado pelo acúmulo de resíduos. “Intensificamos nossas ações de limpeza e percebemos que estamos tendo êxito, visto que não tivemos problemas com alagamentos na região com as últimas chuvas”, explicou o diretor de Operações, Bruno Moraes.

“A maior parte dos canais dessa região é apenas para o recebimento de águas pluviais, por isso, só temos a agradecer o trabalho preventivo que tem sido feito pelas equipes da Emsurb, antes da chegada do período com maior incidência de chuvas. A Prefeitura está fazendo a parte dela, agora a população precisa valorizar mais e fazer a sua parte, não jogando lixo em locais indevidos”, enfatizou o servidor público Hugo Carlos de Santana Macedo, que reside no residencial Porto Sul.
 
Limpeza geral

Para atender com mais agilidade as demandas de limpeza pública, a empresa municipal realizou nesta sexta-feira, 10, no residencial Costa Verde uma limpeza geral com serviços de capinação e roçagem mecanizada. Para esta ação, cerca de 60 agentes foram mobilizados.

O autônomo Isaltino Vieira que observou as equipes enquanto aguardava o transporte  coletivo, elogiou o trabalho da administração municipal. “Estou satisfeito com os serviços que a Prefeitura tem feito nessa região. Com frequência me deparo com alguma equipe fazendo capinagem, varrendo as ruas e avenidas e limpando nossos canais. Sem falar na coleta de lixo que, desde o início da gestão, passa regularmente aqui no conjunto”.