Prefeitura realiza campanha de orientação para edificações em alvenaria estrutural

Defesa Civil
13/05/2019 18h53

As construções em alvenaria estrutural chamam certa atenção, já que possuem, como uma das duas formas de sustentação, as suas paredes. Essa característica impossibilita a derrubada das mesmas, uma vez que a construção estiver concluída. Assim, é necessário que, aqueles que optam por construir ou reformar suas moradias ,e cientes dessa informação.

Desta forma, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realiza, periodicamente, campanhas de conscientização sobre esse tipo de construção. A Defesa Civil de Aracaju, como órgão que promove a prevenção de riscos, presta esse serviço, alertando os moradores sobre os perigos de alterar as estruturas da planta original.

De acordo com o coordenador do órgão, major Sílvio Prado, qualquer alteração não prevista na estrutura original da edificação pode ser comprometedora. "Nesse tipo de construção, as paredes servem como elemento de sustentação. Então, qualquer retirada de paredes, aberturas de janelas e portas ou outras mudanças na planta original do prédio acarreta na diminuição de sua segurança estrutural", explica o major.

Além de realizar as campanhas de conscientização, a Defesa Civil também recebe denúncias, por meio do número 199, e se deslocam  atéo local para averiguar a situação. "Nesses casos, aproveitamos a oportunidade para promover uma conscientização com os moradores do local, colocando a sinalização informativa, para que os moradores já tenham ciência, de antemão, de que não é permitido nenhum tipo de retirada de parede nesse tipo de construção", conclui.

Para Adeilde Maria da Silva, síndica de um dos condomínios onde foi realizada a campanha, a ação é de extrema importância para manter a segurança dos moradores. "É importante que todos estejam conscientes dos riscos que essas alterações podem provocar", aponta Adeilde.

O descumprimentoo dessa medida pode acarretar notificação para a pessoa responsável pelo estabelecimento e posterior penalização, caso as providências indicadas não sejam executadas conforme o solicitado.