Prefeitura realiza vacinação contra gripe para profissionais de segurança na Acadepol

Saúde
16/05/2019 15h47

Profissionais das forças de segurança e salvamento de todo o país passaram a fazer, este ano, parte do público prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. De acordo com o Ministério da Saúde, o grupo inclui policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. Com o intuito de preservação da saúde dos integrantes da Academia de Polícia de Sergipe (Acadepol), a Prefeitura de Aracaju através das secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizaram nesta quinta-feira, 16, a vacinação dos policiais na Academia, com foco nos guardas municipais presentes.

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, acompanhou a ação e destacou a importância de ações conjuntas com outros órgãos, sobretudo para atingir a maior cobertura possível de vacinação no município de Aracaju. "Temos como meta estratégica da SMS aumentar os indicadores de saúde e também da Campanha de Vacinação. Planejamos e durante todo este período potencializarmos os serviços, evidenciando o cuidado que já ofertamos diariamente para a saúde da população e dos nossos servidores. Já existe uma grande parceria em várias frentes com todos estes órgãos, mas é necessário agregar cada vez mais as atividades que se complementam, realizando ações intersetoriais que o prefeito Edvaldo Nogueira tanto incentiva", explicou. 

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, também esteve no local, e ressaltou os motivos que tornam a vacinação deste segmento da sociedade fundamental para a continuidade dos trabalhos realizados. "Esses profissionais, assim como os demais já contemplados na campanha, são expostos em atividades de risco em locais de aglomerações, um dos principais fatores de propagação do vírus da influenza, principalmente no período de chuvas. Sendo assim, vários policiais acabam se tornando mais vulneráveis às doenças infecciosas, o que torna a vacinação importante no fortalecimento do mecanismo de defesa do organismo, minimizando os riscos da contaminação, e favorecendo com que eles não venham, futuramente, a ter suas atividades diárias interrompidas", esclareceu o secretário.

Segundo o subinspetor da Guarda Municipal de Aracaju, Fernando Mendonça, o foco da vacinação é a proteção e preservação de saúde do policial. "Toda atividade de policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas está sujeita a riscos nesses ambientes, com uma grande probabilidade de infecção por vírus ou bactérias. Com o objetivo de promover uma maior imunidade e um bom estado de saúde dos policiais, promovendo essa vacinação no âmbito da Acadepol", ressaltou.

Para a guarda municipal Luana Messias, que aproveitou o momento para se vacinar, embora a imunização seja obrigatória, a ação mostra uma preocupação da Prefeitura, através da SMS, com os seus servidores. "A Guarda Municipal faz um trabalho muito grande com a população nas ruas, escolas e unidades de saúde. Por isso estamos mais propícios a sermos acometidos por este tipo de doença, e precisamos estar com a nossa saúde bem para pode prestar um serviço de excelência à população", afirmou.  

Sobre a campanha

Até o momento, o município já vacinou cerca de 77 mil pessoas, correspondendo a aproximadamente 45,62% da meta de 146 mil usuários. Nesta sexta-feira, 17, a vacinação segue para a Guarda Municipal no Parque da Sementeira. 

A campanha contra a influenza vai até o dia 31 de maio, vacinando os grupos prioritários em todas as UBS e no Ipesaúde. Para receber a dose, é importante levar o cartão de vacinação e documento de identificação