Ciclo de treinamento qualifica servidores a cerca dos sistemas utilizados pela gestão

Fazenda
17/05/2019 14h58

Durante toda a semana, a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), através da Coordenação de Controle e Gestão de Sistemas (Cogesis), realizou o primeiro Ciclo de Treinamento e Capacitação para os sistemas de gestão da Prefeitura de Aracaju em 2019 – Contabilidade, Almoxarifado, Patrimônio e prestação de Contas (Sagres). O trabalho, em parceria com a Escola de Administração de Governo (Esgap), qualificou cerca de 200 servidores municipais, atuantes nas diretorias administrativas e financeiras de diversas secretarias.

“Este foi o primeiro ciclo de treinamento do ano, contemplando, além dos novos servidores que chegaram à administração, o quadro de pessoal que já fazia parte da equipe, mas, que também tem a necessidade de atualização”, esclareceu o coordenador da Cogesis/Semfaz, Marcos Dias. Segundo ele, faz parte das diretrizes da gestão a manutenção da qualidade de informações, a padronização e a integração dos processos e sistemas de trabalho, bem como a qualificação do funcionalismo público. “Desta forma, estamos atendendo, também, ao que rege a Lei da Transparência, evitando penalidades aos gestores, levando informação com qualidade ao Governo Federal e cumprindo prazos e determinações dos órgãos de controle”, enfatizou.

Durante os dias de treinamento, aulas teóricas e práticas informaram todas as implementações feitas nas ferramentas utilizadas pela Prefeitura, bem como as evoluções atingidas e a funcionalidade dos sistemas.

Além de Marcos Dias, as aulas contaram, ainda, com a mentoria dos servidores Wendell Silva e Carlos Henrique, ambos da equipe Cogesis/Semfaz, que falaram sobre os sistemas de Patrimônio e Almoxarifado, respectivamente. “Com a utilização desses equipamentos, a Prefeitura pode adotar providências quanto à administração, uma vez que eles contribuem para, entre outras coisas, redução e controle de gastos, integração, contratação de serviços e melhorias de controle e gestão, através dos relatórios gerenciais”, explica o coordenador.

O assistente de diretor da Controladoria Geral do Município (CGM), um dos órgãos presentes no Ciclo de Treinamento, Joeverton dos Santos, avaliou o curso como muito importante para os servidores. "A gente trabalha para o povo e é por isso que precisamos estar sempre nos capacitando. Todo o nosso trabalho está, de uma forma ou de outra, interligado a esse sistema, seja com lançamentos de dados ou empenhos. Então, acho importante estar sempre buscando se inteirar das novidades", pontua.