Oficina de Papel realiza bate-papo com estudantes sobre sustentabilidade

Serviços Urbanos
20/05/2019 15h42


É de cedo que se deve aprender sobre os cuidados envolvendo o meio ambiente. Por este motivo, a Oficina de Papel, gerenciada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), recebeu nesta segunda-feira, 20, alunos de uma escola particular da zona Sul da capital.
 
Na ocasião, eles aprenderam sobre algumas ações que podem ser feitas cotidianamente e que contribuem para a preservação do meio ambiente, e também produziram algumas peças. Além disso, as artesãs também puderam mostrar o passo a passo sobre como são feitas as atividades na oficina, assim como os materiais utilizados.

Segundo a professora Priscila Mara Dantas, a oficina foi escolhida por envolver questões trabalhadas em sala de aula pelos estudantes, a exemplo da reutilização e reciclagem de diversos materiais. “A Oficina de Papel desenvolve muito bem essa ação de sustentabilidade com o reaproveitamento de jornais e revistas. É um trabalho bem feito, em que a equipe se dedica muito. Então os alunos precisavam conhecer esse espaço para verem o que é feito aqui e despertar neles a consciência de cuidado com a natureza”, contou. 

Segundo a artesã Cíntia Santos Souza, o projeto já atende regularmente diversos públicos. “Às quartas-feiras, nós recebemos as escolas municipais, trazidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para realizar essa mesma atividade, e, às quintas-feiras, os atendidos pelo Centro-Dia de Referência para Pessoas Com Deficiência vêm para produzir peças, além de trabalhar outros aspectos, como a autoestima,”afirmou. 

Sobre a Oficina 

Criada com a finalidade de favorecer a preservação ambiental, a Oficina de Papel busca atender regularmente os pedidos vindos de instituições como escolas, ONGs e empresas. Dez artesãs atuam no espaço, produzindo uma média entre 20 e 25 peças por semana. Além de jornais e revistas, outros materiais, como garrafas plásticas e pneus, também são transformados em arte. A oficina funciona no Parque Augusto Franco (Sementeira), localizado na avenida Jornalista Santos Santana S/N, bairro Jardins. O horário para visitação e recebimento das doações é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 14h às 17h.