Prefeitura avança nos preparativos para implantar o Ajuinteligente

Planejamento e Orçamento
20/05/2019 15h31


Um passo decisivo para a administração municipal facilitar o acesso dos cidadãos os serviços públicos e adotar práticas em sintonia com o conceito de sustentabilidade. Essa é a perspectiva após o primeiro ciclo de apresentação e capacitação de servidores na plataforma Ajuinteligente, realizado nesta segunda-feira, 20, no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campos.

De acordo com o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, neste primeiro momento, os detalhes operacionais da plataforma são apresentados aos secretários, diretores e coordenadores, para que conheçam todas as alternativas inerentes ao processo de transição. “Estamos dando provimento ao que nos foi determinado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, no sentido de implantar essa plataforma, que será um marco histórico na administração municipal e na relação com os cidadãos aracajuanos. Paulatinamente, vamos digitalizar os processos, minimizando a necessidade do cidadão ter que se deslocar para um órgão municipal e, ao mesmo tempo, oferecer condições de que ele acompanhe criteriosamente o andamento do seu processo sem necessitar sequer a impressão de uma folha de papel”, destacou o secretário Augusto Fábio.

O responsável pela empresa que fará a implantação do sistema, Jeferson Castilhos, destacou que a ferramenta é altamente intuitiva e não apresenta dificuldades para a sua operação. “Nós pretendemos, em uma hora apenas, passar todas as instruções iniciais que já permitirão o manejo do sistema. Não há dificuldades. Cada servidor continuará habilitado naquilo que faz e a ferramenta vem para ajudar em todo o processo”, assegurou.

Pertinência

"Esse pontapé inicial que a 1Doc deu hoje pela manhã, com a apresentação da ferramenta para os secretários e principais dirigentes dos órgãos, mostrou que é uma ferramenta que tem um potencial enorme. Com certeza, a Prefeitura de Aracaju vai ter um ganho muito grande na produtividade, no trabalho das pessoas, no controle. Além disso, quem ganha também é a sociedade, que vai ter, ao final dessa implantação, serviços mais ágeis e mais consistentes sendo entregues. Então, a gente vê com bastante otimismo essa nova ferramenta, em especial, com relação à Secretaria da Fazenda, onde já temos um elenco de serviços que já estamos viabilizando com a equipe da empresa para virtualizar e disponibilizar aos cidadãos. Acreditamos que, nos próximos meses, as pessoas vão se surpreender com essa mudança que está acontecendo na Prefeitura de Aracaju", esclareceu o secretário municipal da Fazenda, Jefferson Passos.  

Já o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luiz Fernando de Almeida, evidenciou a evolução que a medida proporcionará. "É a materialização da cidade inteligente. Para nós, da Semdec, vai facilitar na realização de diversos processos e procedimentos. Temos uma relação muito estreita, por exemplo, da Defesa Civil, no atendimento de ocorrências com a Emsurb e com a Emurb, e isso vai facilitar o trâmite. No Procon, quando nós assumimos, implantamos o Agendamento Online, que tende a se transformar no Atendimento Online, fazendo com que as pessoas não precisem mais ir lá presencialmente, mas que o serviço possa ser feito virtualmente, e no funcionamento da Secretaria, do Gabinete, de um modo geral, no fluxo de documentos com a Prefeitura. Então, é uma ferramenta extremamente útil, que nos anima bastante, é o futuro, e a visão ecológica da economia de papel, de água e de árvores que é muito importante", ressaltou.

Interatividade

"O AjuInteligente é um grande avanço nesta gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, porque põe em prática o lema da Prefeitura, que é a transformação de Aracaju numa 'Cidade Humana, Inteligente e Criativa'. Além disso, há a questão da economicidade, uma vez que vai diminuir gastos com insumos, inclusive no consumo de papel. Também traz a inovação tecnológica para dentro do serviço público, promovendo uma interação diferenciada e mais ágil, além de facilitar o nosso trabalho promovendo maior interação entre os setores que compõem a Prefeitura. Então, considero um grande avanço, um ato inovador e ousado desta gestão municipal, e que tem tudo pra dar certo", enfatizou Alana Karolina Gois, assessora de Comunicação da Fundat.

Capacitação

A partir deste primeiro momento, será executado um cronograma de capacitações (manhã e tarde) envolvendo os representantes das várias secretarias e órgãos municipais para que iniciem o processo de interação com a plataforma que, conforme anunciado pelo prefeito, inicialmente, envolverá os serviços da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), Seplog, Assistência Social, Meio Ambiente, Emurb, Emsurb, CGM e SMTT.