Prefeitura investe R$ 9 milhões na reforma das escolas municipais

Obras e Urbanização
21/05/2019 11h20

É desejo de todo pai e de toda mãe que seus filhos sejam acolhidos em um ambiente escolar adequado, com estruturas prediais que não ofereçam riscos, áreas seguras e bem arejadas para as atividades lúdicas e profissionais capacitados e engajados em compartilhar conhecimentos. E pelos resultados alcançados pelos gestores da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a Prefeitura de Aracaju tem cumprido à risca o que preconiza a legislação e as diretrizes que planejam, regulamentam e potencializam os investimentos e diversificam as práticas pedagógicas na rede municipal de ensino.

Para garantir a normalidade dos prédios das mais de 70 unidades escolares, a Prefeitura está investindo atualmente cerca de R$ 9 milhões, aplicados em reformas, manutenção, revitalização externa e novos revestimentos na parte interna e nas sacadas das escolas. Todas as intervenções estão em conformidade com os parâmetros municipais de ensino público de qualidade e inclusivo, em sintonia com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e respeitando o projeto político-pedagógico da Rede de Ensino de Aracaju.

Em algumas escolas as reformas estão a todo vapor e as melhorias são perceptíveis. É o caso da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) José Garcez Vieira, bairro Siqueira Campos; da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Orlando Dantas, no Olaria; Emei Dom Hélder Câmara,Bairro Industrial; e Emef Olavo Bilac, Cidade Nova.

Nestas unidades, estão sendo executadas melhorias nas salas de aulas e compartimentos administrativos, substituição de telhados e forros danificados, reforço do gradeamento e outros equipamentos que protegem as escolas, pintura e toda a parte elétrica e hidráulica devidamente fiscalizada e substituída, caso seja necessário.

Cerca de 30% das escolas da rede já receberam ações de restauração e, à medida que sejam concluídas, novas escolas serão incluídas no calendário de reformas. "É algo inovador e mostra o diálogo entre as secretarias municipais: quando a Semed nos manda a relação dos prédios que necessitam de reforma, nós encaminhamos para a empresa contratada e, assim que a reforma é finalizada, informamos à Semed, que nos remete outra lista. Assim, o município fica dotado de escolas de primeira qualidade, dentro do que o prefeito Edvaldo Nogueira o secretariado alinhavaram no Planejamento Estratégico", explica o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.