Emsurb dá prosseguimento à reorganização das feiras livres

Serviços Urbanos
22/05/2019 17h47


Iniciado em 2018, o processo de reorganização das feiras livres administradas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está chegando à feira do bairro Santos Dumont, que acontece na manhã desta quinta-feira, 23. A iniciativa, que passa atender 23 dos 32 espaços de comercialização ao ar livre, foi colocada em prática após criação de projeto, levantamento e recadastramento de feirantes.

De acordo com o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, o trabalho atende os anseios de consumidores e até de feirantes, incomodados com a desorganização e o desconforto que muitos desses centros estavam oferecendo. “A reorganização, coordenada pela equipe da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), tem resultado em melhorias significativas”, ressaltou Luiz Roberto. O presidente se baseia em relatos emitidos pela própria população. 

"Há comentários positivos acerca dos corredores mais amplos e com melhor mobilidade, inclusive facilitando a condução das mercadorias, sobre a padronização das bancas e a mudança para um visual mais atrativo, entre outros. A decisão pela substituição do material da cobertura das barracas, de toldo para lona, também tem resultado em elogios. Com ela, houve a celeridade no trabalho de montagem e desmontagem e, consequentemente, da lavagem dos espaços. Percebemos a satisfação das famílias que residem nas áreas que sediam as feiras, pois dizem se sentirem aliviadas com o final antecipado da desmontagem das bancas. Ainda há, neste caso, o benefício para os nossos agentes, que finalizam os serviços de varrição, coleta de lixo e lavagem mais cedo", ressaltou o presidente.

Sobre essa questão de montagem e desmontagem mais rápida, a  Emsurb cita como exemplo a feira do bairro Grageru que acontece aos sábados e conta com 315 bancas. Conforme a empresa, a mudança reduziu consideravelmente o tempo da prestação de serviço neste espaço. "Se antes, com os toldos, a montagem acontecia entre 8h de sexta-feira e meia-noite de sábado, e a desmontagem das 14h do sábado até meia-noite do domingo, com a estrutura em lona a tarefa ficou mais amena. A montagem, agora, ocorre das 14h às 19h da sexta-feira, e a desmontagem das 14h às 17h do sábado”, informou diretor de Espaços Públicos, Bira Rabelo. “Até as maiores feiras da cidade, instaladas nos conjuntos Bugio e Agamenon Magalhães, com 621 e 479 bancas, respectivamente, se apresentam com lona”, completou o diretor.

Feirante há mais de 30 anos, Valter Alves dos Santos afirmou que as mudanças auxiliaram na melhoria das condições de trabalho dos feirantes. “A notícia de que iria poder organizar minhas mercadorias em bancas novas me deixou muito alegre e satisfeito. Agora está 100%. Não tenho do que reclamar”.