Plano de Contingenciamento embasa ações da Prefeitura contra alagamentos

Obras e Urbanização
06/06/2019 12h26

A Prefeitura de Aracaju tem planejado e executado um conjunto de medidas preventivas e reparativas para minimizar os efeitos das chuvas na capital sergipana. Umas das primeiras iniciativas, ainda em 2017, foi a criação do Comitê de Gerenciamento de Crises, composto por secretarias e órgãos municipais, que deliberam, juntamente com o prefeito Edvaldo Nogueira, ações que objetivam preservar o parque urbanístico e arquitetônico da cidade. Além de auxiliar e prestar assistência às vítimas dos efeitos pluviométricos, reorganizar cenários danificados e restabelecer, o mais rápido possível, os serviços públicos essenciais.

O mecanismo administrativo adotado para superar desafios durante o período chuvoso é o Plano de Contingenciamento, documento elaborado pela Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania, em parceria com demais órgãos da Prefeitura, que consta todos os parâmetros e alinhamentos a serem desenvolvidos quando preciso. A versão mais recente cobre o período do último mês de março até agosto, meses tradicionalmente com maior incidência e, por consequência, quando as secretarias municipais são mais acionadas.

No caso da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), embora as ações se intensifiquem instantaneamente às chuvas, tudo começa com o mapeamento preventivo dos pontos com histórico de alagamentos e o desenvolvimento de ações. O secretário de Obras e Urbanização, Sérgio Ferrari, exemplifica cada fase do planejamento da empresa. "Inicialmente, disponibilizamos vários canais de comunicação para que as pessoas possam registrar as demandas. Em seguida, é elaborado uma programação diária que busca resolver cada pedido com o máximo de brevidade. Hoje atendemos quase 20 bairros diariamente e cerca de 600 ruas por mês com ações destinadas a melhorar o escoamento das águas pluviais e reforçar a vazão da drenagem", pontua.

De acordo com Ferrari, atualmente, em Aracaju são identificados cerca de 60 pontos que geralmente ocorrem alagamentos. "Coincidentemente, estão localizados em corredores, na região do Centro, nos bairros Jardins, Grageru, Salgado Filho, 13 de Julho, ou seja, na região que mais avançou nos antigos manguezais. Entretanto, temos relatórios que confirmam a diminuição no número de alagamentos e a estabilidade no sistema de drenagem.

Chuvas nos próximos dias

Conforme amostragens dos institutos de meteorologia que preveem chuvas intensas para os próximos dias, a empresa municipal dinamizou e intensificou os serviços realizados e deve manter equipes permanentes e em alerta para as próximas 72 horas. Haverá também um monitoramento na região litorânea da capital, já que a Marinha do Brasil emitiu alerta de possíveis marés altas para a próxima sexta-feira, 7, podendo chegar a 2,5 metros. Com todos estas informações, o órgão mobiliza suas equipes e atende as ocorrências surgidas.

Solicitação

Para registrar a solicitação, o cidadão pode entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).