Prefeitura e INSS firmam parceria para levar aos cidadãos informações acerca da aposentadoria

Formação para o Trabalho
06/06/2019 16h59

Após uma vida de dedicação ao trabalho, nada mais justo que seja oferecido aos cidadãos o direito à aposentadoria e o devido descanso pelo período de esforço na jornada de trabalho. Sabendo a importância deste momento, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), começa a oferecer o serviço de orientação para as pessoas que tiverem interesse em saber mais sobre o que é necessário para o processo de aposentadoria.

"Estabelecemos essa parceria com o intuito de contar com um agente do INSS que atuará como plantonista na Fundat, tirando dúvidas e esclarecendo a população acerca da aposentadoria. O agente estará presente na sede da Fundação todas as quintas-feiras, das 8h às 12h, além de atender também em nossas Unidades de Qualificação Profissional (UQPs) presentes na capital', afirmou a presidente da Fundat, Edivaneide Lima.

De acordo com o representante do programa de Educação Previdenciária da Gerência Executiva do INSS em Aracaju, Márcio Cardoso, a ideia surgiu com o objetivo de estar mais próximo da população. "Procurei a Fundat, propus a parceria e vimos a possibilidade de atuarmos com algumas ações, como este plantão de orientação e informação aos cidadãos. Aqui, a população pode solicitar a simulação do tempo de contribuição, a criação da senha do INSS, além da orientação sobre diversas dúvidas que forem surgindo, inclusive sobre os nossos serviços", salientou Márcio.

Além disso, foi estabelecido que, tanto os colaboradores da Fundat, quanto o público em geral que estiver aguardando atendimento na sede serão contemplados com a discussão de temas relevantes que fazem parte do dia a dia dos cidadãos, no projeto nomeado como "Bom dia, Fundat". A cada semana, um tema diferente será escolhido para ser pautado, sendo que o primeiro deles abordará os direitos e deveres previdenciários junto aos cidadãos brasileiros.

Orientação

Os anos de vida profissional de Tereza Cristina Santos já dão lugar à expectativa da sua aposentadoria. Para ela, o tempo agora será voltado a outras atividades, inclusive, o descanso merecido. "Achei ótimo que esse tipo de serviço de orientação esteja sendo oferecido na Fundat. Foi muito bom ter [o serviço] para mim, me explicaram tudo direitinho. Agora, vou providenciar os documentos necessários para o processo. Pra mim, foi ótimo ter essa direção", afirmou a servidora pública.