Chuvas intensas não interferem no serviço de coleta e Prefeitura de Aracaju mantém a limpeza da cidade

Serviços Urbanos
08/06/2019 09h49

Aracaju recebeu em 48h 200mm de chuva. Em função disto, a Prefeitura de Aracaju passou a atuar nas primeiras horas da última sexta-feira, 7, para minimizar os transtornos causados pela situação atípica. Mesmo com esta mobilização intensa, os cuidados com a oferta de outros serviços essenciais para a população se mantiveram dentro da normalidade.

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que já direciona cerca de 500 agentes para o enfrentamento das situações ocasionadas pelas chuvas, não descuidou da coleta do lixo domiciliar. E, neste período, recolheu a mesma média, dos demais dias, das portas dos moradores da zona Norte, cerca de 580 toneladas de resíduos.

"Mobilizamos um grande número de agentes para monitorar os canais, recolher galhos e árvores e auxiliar as ações realizadas por outros órgãos da administração, mas sem prejudicar a coleta e nem mesmo alterar o cronograma de serviço. Esse nosso compromisso evitou que a chuva e o vento espalhassem o lixo e, assim, pudemos manter a cidade limpa", destacou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

A empresa municipal ainda coletou mais 50 toneladas de lixo descartados de forma irregular nos canais e bueiros. Também manteve a programação do Cata Treco que, na mesma sexta-feira, esteve atendendo a comunidade do bairro Olaria.

"Há uma integração entre os órgãos da Prefeitura e entre as nossas equipes. O trabalho realizado pela gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, de forma preventiva, está apresentado bons resultados", ressaltou o presidente. Segundo ele, dos 63 canais da cidade, apenas cinco apresentaram situação de alagamento, Médici, Largo do Aparecida, Airton Teles e trechos da Pedro Paes Azevedo e Anízio Azevedo. "No entanto, não registramos problemas com outros canais que, no passado, chegavam a transbordar. Dentre esses, podemos destacar os canais do Porto Dantas e São Carlos", completou.

O presidente informou ainda que, mesmo com as chuvas, está mantida  a programação de limpeza. "Neste sábado, 8, acontece a coleta de lixo em áreas da zona Sul e do Centro. Há o trabalho de manutenção de canais no bairro Santa Maria, através de escavadeira hidráulica, e no Manoel Preto e Porto Dantas com o uso de retroescavadeiras", informou.