Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Obras e Urbanização

Investimento da Prefeitura muda paisagem do bairro Farolândia

11/06/19 16h57

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, no fim de 2018, um estudo que colocou a capital sergipana em um seleto grupo de cidades brasileiras cujas políticas de saneamento básico estão regulamentadas e onde os investimentos consolidam a infraestrutura urbana. No levantamento apenas 38% dos 5.570 municípios brasileiros investem, promovem ou criam dispositivos legais para ampliar ações e serviços que, de alguma forma, consiga viabilizar políticas públicas de saneamento básico, e Aracaju se insere no conjunto dos que cumprem rigorosamente o que manda a constituição. 

A Prefeitura de Aracaju transforma planos em ações concretas, pavimenta ruas, complementa o sistema de drenagem, amplia a mobilidade e a acessibilidade e crias a condições necessárias para as pessoas viverem cada vez melhor. Na Farolândia, por exemplo, em um recanto já nas imediações do bairro Atalaia, centenas de famílias viviam cobrando do poder público uma intervenção que resolvesse os problemas existentes. Foi então que o prefeito Edvaldo Nogueira garantiu os recursos, assinou ordem de serviço e cumpriu mais um compromisso em levar dignidade aos moradores. Hoje a obra que está em andamento já modificou as ruas, mas, fundamentalmente, humanizou o ambiente insalubre de antes.

Na chuva ou no sol hoje qualquer pessoa anda tranquilamente pelas vias do lugar, coisa simples, mas, antes, improvável. Quem confirma o novo momento vivido pelos moradores é a dona de casa Maria da Silva que testemunha a diferença. "Nem se compara porque aqui, antes, para sair de casa, era um grande sacrifício e, hoje, a gente poder andar nestas ruas calçadas, sinalizadas é um sonho realizado", comemora dona Maria, argumentando que antes nem táxi, nem aplicativos de corrida conseguiam o acesso, mas, agora, chegam a qualquer hora do dia ou da noite.

Cleiton Correia, morador de uma das 12 ruas contempladas com a obra, confessa que já havia perdido as esperanças. "Tanta gente prometia que eu nem esperava mais. Mas, chegou alguém na prefeitura que olhou por nós e realmente cumpriu o que prometeu", contou.

A obra cobre 12 vias com terraplenagem, implantação do sistema de drenagem e pavimentação. O projeto completo inclui a sinalização vertical e horizontal e assim criam um ambiente com infraestrutura, saneamento básico, mobilidade e que somam cerca de quase R$ 3 milhões em recursos conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal.

Iniciada em meados de 2018 a obra segue adiantada e já está com quase metade concluída.

O presidente da Emurb, Sérgio Ferrari,  explica os benefícios da obra e os investimentos em andamento pela cidade. "O prefeito Edvaldo Nogueira sancionou o Plano de Saneamento, em 2017, e facilitou condições necessárias para firmar convênios para angariar recursos convertidos em obras estruturantes. Esta da Farolândia é um bom exemplo e, hoje, as ruas já estão equipadas com sistema de drenagem, pavimentadas, calçadas e equipamentos de acessibilidade", destacou.