Forró Caju contará com Camarote da Acessibilidade

Assistência Social e Cidadania
14/06/2019 17h21

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, anunciou, nesta sexta-feira, 14, a programação oficial do Forró Caju 2019. A festa acontecerá nos dias 23, 24, 28 e 29 deste mês, e será composta por uma programação diversificada, em que se apresentarão artistas regionais e nacionais. Com o objetivo de promover a inclusão, o Forró Caju também contará com o Camarote da Acessibilidade, que será destinado às pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida que queiram prestigiar o evento. Este ano, a estrutura terá capacidade para receber 80 pessoas.

Das vagas, cerca de 70 serão disponibilizadas aos interessados inscritos no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), incluindo o acompanhante, e apenas 10 serão ofertadas aos visitantes não inscritos.

Para o secretário municipal da Assistência Social, Antônio Bittencourt, a promoção do camarote promove a inclusão e faz com que todos os aracajuanos tenham acesso a uma das festas mais tradicionais do país. “O Camarote da Acessibilidade cumpre um papel extraordinário que é o de fazer com que uma parcela da população participe dessa grande manifestação cultural realizada aqui em Aracaju. Com o camarote, estamos oferecendo uma festa para todos e para todas, sem exclusão ou discriminação. Estamos fazendo com que todos os cidadãos aracajuanos e turistas se sintam acolhidos e aproveitem o evento da melhor maneira possível”, disse Bittencourt.

Segundo a coordenadora de Políticas Públicas de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Assistência Social, Edlaine Sena, o camarote atende às normas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), principalmente no que se refere à garantia ao acesso à cultura e ao lazer. “É um importante espaço de inclusão social tanto das pessoas com deficiência, como também de pessoa com a mobilidade reduzida. Um dos objetivos da Prefeitura é transformar Aracaju em uma cidade cada vez mais humana. O camarote atende exatamente a essa perspectiva, tornando a festa acessível para todos os públicos e garantindo direitos”, observou.

O camarote contará com uma equipe de suporte para prestar todo apoio necessário do início ao fim da festa. O regulamento para ter acesso ao camarote está disponível no site da Prefeitura.

Inscrição para o acesso

As inscrições iniciaram na última quinta-feira, 13, e seguem até a sexta-feira, 21,  ou até que sejam preenchidas todas as vagas, e podem ser feitas presencialmente ou através do representante legal, no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Aracaju, localizado na Rua Pacatuba, nº 64, Centro, das 8h às 16 horas.

Para efetuar a inscrição é necessária a apresentação de documento comprobatório de identificação. Para as pessoas com deficiência será pedida a carteirinha de eventos. Para pessoa idosa, qualquer documento de identificação (RG, carteira de trabalho, CNH). No ato da inscrição deverá ser informado o nome do respectivo acompanhante, em conformidade com a Lei nº 13.146/15 Estatuto da Pessoa com Deficiência e Lei nº 10.741/2003 Estatuto do Idoso.