Escola municipal na Olaria realiza I Corrida de Rua Infantil

Educação
15/06/2019 12h47

A vizinhança da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oviêdo Teixeira, no bairro Olaria, vivenciou uma manhã animada. Desde cedo, alunos com idades entre 6 aos 14 anos participaram da ‘I Corrida de Rua Infantil’ da unidade, que aconteceu na manhã deste sábado, dia 15. Divididos por faixas etárias, meninos e meninas tiveram a oportunidade de dar o melhor de si em provas de 200, 300 e 400 metros. Acompanhados dos pais e de toda a equipe da escola, eles competiram em um trecho da avenida Santa Gleide, que foi devidamente isolado e sinalizado pela equipe da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

A ideia de realizar a corrida partiu do professor de Educação Física da escola, Samuel Araújo da Silva. E ele explicou o que o motivou a apresentar o projeto. “A importância desse evento para uma criança é que ela, primeiramente, tem acesso a uma cultura, que é a do movimento corporal. A corrida está há muito tempo consolidada na sociedade, então eles podem ter experimentar uma simulação do que é uma corrida na verdade, não aprender apenas teoricamente, mas vivenciar de forma lúdica. Também importante porque é algo relevante para a escola, pois traz mais vida para a unidade”, explicou.

E claro que o professor não realizou o evento sozinho, ele contou com o apoio tanto da equipe diretiva, como da Coordenadoria de Educação Física (Coefesp) da Secretaria Municipal da Educação. “É de suma importância a gente apoiar esse tipo de evento para a criançada para despertar nelas o interesse pela prática esportiva. Cabe à nossa Secretaria, assim que a escola solicita, promover, com o apoio da Prefeitura de Aracaju, a estrutura para que os evento seja realizado. E é uma satisfação participar de um projeto tão animado”, garantiu o coordenador do Coesfesp, professor José Robson dos Santos.

O diretor da Oviêdo Teixeira, professor Mauro César Santos, ressaltou outros aspectos relevantes na promoção da I Corrida. “O evento da corrida com faixas etárias diferentes, promovida dentro da nossa comunidade, traz para a localidade a sensação de ligação com a escola, alguns membros do bairro, inclusive, estão colaborando com a organização. E também remete à ideia de um desafio para quem está assistindo, seja mais jovem ou mais velho, para que a prática da corrida não seja apenas uma atividade esportiva somente, mas um hábito saudável possível de ser incluído na própria rotina”, acrescentou.

Grupos e metragens

Um aspecto que chamou a atenção foi que os grupos eram separados por faixa etária, mas não por gênero. Esse desafio também inspirou as crianças. “A iniciativa foi pensando exatamente em fazer com que os meninos e meninas tivessem uma oportunidade diferente, de vivenciar uma prática esportiva em um espaço onde isso não acontece no dia a dia. E as metragens foram definidas levando em conta questões fisiológicas e o fato de querermos que eles competissem de forma igualitária. Então, os pequenininhos correram os 200 metros. Os na faixa de 8 e 9 anos foram para os 300 metros. E os maiores, dos dez anos até 14, correram 400 metros”, explicou Denise Azevedo de Paula, professora de Educação Física, que atua há três anos na escola.

Campeão da categoria dos 400 metros, o aluno Davi Danilo Santos Costa espera que esta seja a primeira de muitas corridas de rua promovidas pela unidade. “Eu achei ótimo participar, me senti seguro de correr na rua, pois tudo estava sinalizado e tinha os guardas e professores. E apesar de ter treinado na escola, fiquei surpreso quando venci. E muito feliz. Agora quero correr sempre”, disse. A mãe do atleta recém descoberto também aprovou a atividade. “Eu achei a ideia da escola muito boa, aliás, não tenho o que reclamar da escola. Eles atendem muito bem a comunidade e quando chamam para participar, a gente vem com prazer. E hoje foi um dia de muita alegria para mim e para o meu filho”, afirmou Alessandra Santos Bittencourt.

Saiba os nomes dos vencedores nas categorias:
200 metros:
- Natanael Santos Barreto
- Victoria Gabrielly Santana dos Santos

300 metros
- Marcelle de Jesus dos Santos
- Andrey Vinícius Silva

400 metros
- Davi Danilo Santos Costa
- Nicole Vitória da Silva Santos