Prefeitura orienta moradores do Aloque sobre importância e benefícios do Cadastro Único

Assistência Social e Cidadania
19/06/2019 18h30

Com o projeto “Conhecer para incluir”, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Assistência Social, a Prefeitura de Aracaju leva à comunidade informações importantes sobre o Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal, que é a porta de entrada para benefícios socioassistenciais, como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Tarifa Social.

Por meio desta ação, profissionais da Assistência Social do município orientaram moradores do Aloque nesta quarta-feira, 19, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Irmã Caridade, quanto à necessidade de as pessoas que se enquadram no perfil de baixa renda estarem inseridas neste instrumento.

O Cadastro Único é uma ferramenta de identificação e caracterização das famílias de baixa renda a partir da qual os governos federal, estaduais e municipais formulam políticas públicas para promoção de direitos e da qualidade de vida dos cidadãos.

“Com “Conhecer para incluir”, disseminamos junto à sociedade informações relacionadas ao CadÚnico. Muita gente, inclusive, acha que esse cadastro é apenas para o Bolsa Família. É muito mais que isso. Temos uma série de serviços que são ofertados às famílias que estão inscritas na ferramenta. Então, estamos mostrando aos cidadãos as formas de acesso aos direitos que eles têm”, explica a Yolanda Oliveira, coordenadora de Políticas Sociais de Transferência de Renda da Secretaria de Assistência Social de Aracaju.

É por meio do Cadastro Único que a Prefeitura de Aracaju também atua com a perspectiva de garantir direitos e promover, cada vez mais, a inclusão de milhares de famílias. Segundo Yolanda Oliveira, ainda há muitas dúvidas sobre o cadastro, principalmente quanto aos benefícios que as pessoas podem acessar a partir dele.

No CadÚnico são registradas informações como características da residência, identificação pessoal, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. Cadastrado nessa ferramenta, o cidadão pode acessar serviços como a Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida.

Após receber as informações prestadas pelos profissionais da Prefeitura de Aracaju na UBS Irmã Dulce, a dona de casa Maria Isabel dos Santos avaliou a iniciativa da como muito positiva. “O Cadastro Único é cheio de detalhes. Eu já conhecia algumas coisas, mas não sabia de outras, assim como muitas outras pessoas aqui. Portanto, a vinda dos profissionais foi esclarecedora e nos ajudou bastante”, disse.