Ações da Prefeitura ajudam lojistas a aquecer o comércio em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
21/06/2019 16h40

O comércio é um dos principais expoentes da economia nas cidades. De forma indireta, o poder público exerce influência sobre ele. Por este motivo, a Prefeitura de Aracaju tem dado atenção a esse segmento econômico, apoiando entidades ligadas ao comércio na capital e desenvolvendo ações para fomentar as atividades, sobretudo, no Centro de Aracaju, onde é registrada a maior efervescência do movimento.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Brenno Barreto, o apoio da Prefeitura é fundamental para o desenvolvimento na capital. “Creio que não só em Aracaju, mas, em todo o estado. A capital é uma mola propulsora para o desenvolvimento de Sergipe, o maior município, e sabemos da responsabilidade e do peso que ela tem, principalmente no comércio. Ao longo desse tempo, sentimos o apoio da Prefeitura em alguns apelos, em alguns pedidos que fizemos, entre eles, o Natal Iluminado e, agora, no período junino”, afirmou.

Uma das medidas adotadas pela gestão foi a não decretação do ponto facultativo nesta sexta-feira, 21. A deliberação foi reconhecida como prudente pelas entidades lojistas, como destacou Brenno Barreto. “Enviamos um ofício para o prefeito Edvaldo que, prontamente, atendeu ao pedido das entidades. Isso é uma sinalização de respeito, de ouvir a classe, justamente num período em que teremos dois feriados a nível nacional que vão tirar dois dias úteis do nosso calendário, Corpus Christi e São João, este último que será numa segunda-feira. Se esse ponto facultativo fosse decretado, pararíamos na quarta-feira à noite e só abriríamos na terça-feira, então, seria, praticamente, um segundo carnaval, o que afetaria fortemente o comércio da cidade. O prefeito se sentiu sensível e atendeu o nosso pedido”, salientou.

De acordo com o presidente da CDL, existem algumas divergências sobre o ponto facultativo. “Há uma corrente que defende que um grande número de pessoas deixaria o ponto facultativo para comprar, mas, não é verdadeiro. As pessoas costumam viajar ou mesmo ficam em casa, preferindo repousar. Entendemos que o serviço público tem a sua parcela de contribuição porque quem precisa utilizar algum serviço da Prefeitura, por exemplo, pode se deslocar ao Centro da cidade, isso pode levantar o fluxo do comércio. Nossa linha de pensamento é atrelar o serviço municipal a uma provável venda”, destacou.

Outro ponto destacado pelas entidades do setor são as intervenções realizadas no Centro da cidade, como a recuperação de trechos de piso danificados nos calçadões, grelhas e bancos, permitindo mais conforto e segurança aos consumidores, limpeza, paisagismo e organização do espaço público, além das obras de infraestrutura nas principais vias da cidade.

“Essas melhorias são extremamente importantes para o desenvolvimento do comércio e, consequentemente, para a economia da cidade. É uma via de mão dupla. É fundamental porque, a partir do momento que a infraestrutura do Centro tem manutenção, as pessoas são mais atraídas e consomem mais. Isso retorna em forma de impostos, geração de emprego. Seja o varejista ou de serviço, o comércio detém mais de 55% da representação do seu volume de vendas para o estado. No último mês de maio, nós tivemos um crescimento de 15,84%. O mês de junho tende a ser bastante significativo por conta do período junino e Dia dos Namorados, então nossa expectativa é grande, ainda mais contanto com o apoio da Prefeitura”, reforçou o presidente da CDL.