Sergipanos e turistas estão na expectativa para o Forró Caju 2019

Agência Aracaju de Notícias
21/06/2019 17h49

Faltam apenas dois dias para o início do Forró Caju 2019, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju, com o patrocínio do Ministério do Turismo. Enquanto os preparativos para a 25ª edição são finalizados, sergipanos e turistas seguem na expectativa para a festa mais popular do estado que, neste ano, reunirá 30 atrações no palco principal, o Luiz Gonzaga, e no Arraial da Clemilda nos dias 23, 24, 28 e 29 de junho. 

No Centro da capital sergipana, a praça Hilton Lopes, local onde é realizado o evento, durante todo o ano tem movimento, mas, com os festejos juninos e a proximidade com o Forró Caju, o fluxo está mais intenso, e até mesmo a montagem das estruturas da festa vale uma parada estratégica para uma foto, o que só demonstra a ansiedade para o início do arrasta pé.

Para quem é turista e conhece Aracaju tendo como referência outras épocas do ano, chegar à capital no mês de junho é, com certeza, uma surpresa capaz de provocar a mudança de perspectivas. A cidade respira a tradição junina e, justamente por isso, foi mais um atrativo que motivou Fátima Ferreira, turista da cidade baiana de Itabuna, a visitar o filho na capital sergipana no momento dos festejos. “Na Bahia, vemos muitas festas tradicionais de junho acontecer mais no interior. Percebo que Aracaju é uma das raras capitais que tenta manter a tradição. Sempre venho visitar meu filho, mas, é a primeira vez que venho para conhecer as festas juninas daqui e estou animada para sentir como é o Forró Caju”, afirmou. 

Morando em Aracaju há cerca de um ano, o casal Hazael Santos e Faniele Amorim esteve no Forró Caju quando ainda era turista admirador da capital sergipana. Vindos de Paulo Afonso, no Estado da Bahia, os dois consideram a festa um movimento importante e necessário para a cultura, não só de Sergipe como também para toda a região Nordeste. “Aracaju tem essa força da tradição e que precisa ser mantida”, ressaltou Hazael que teve as palavras confirmadas pela companheira. “Vale muito a pena conhecer a festa porque é uma mistura bonita de se ver, sem contar que mexe com a economia, com a cultura, com o sentimento das pessoas”, ressaltou Faniele. 

Quem já tem muitos anos de festejos juninos entende bem o que representa a chegada do Forró Caju ano após ano, como o aposentado Udival de Oliveira. “Parei no Centro só para admirar os preparativos da festa. Todos os anos, faço questão de aproveitar o evento e, neste ano, farei o possível para estar nele. O Forró Caju é uma das coisas mais fortes que temos na nossa cidade. Poucos ou muitos dias de festa, não importa. O que interessa é que a gente mantenha viva essa tradição tão importante pra nós”, frisou. 

Quadrilheira apaixonada pela arte, Michele Barreto, além de se apresentar junto à quadrilha Unidos em Asa Branca, ainda pretende ir a algum dia de show. “O Forró Caju é um espaço necessário para nós sergipanos. É uma das expressões mais fortes da nossa cultura. Sempre fico ansiosa para o começo dos festejos, não só por ser parte de uma quadrilha junina, mas também para ver a alegria que Aracaju se transforma. É muito empolgante”, destacou. 
 
Confira a programação completa
 

PALCO LUIZ GONZAGA

23 de junho (Domingo)

22h - Danielzinho O Kaceteiro
23h30 - João da Passarada
1h - Cintura Fina
2h30 - Gil Mendes

24 de junho (Segunda-feira)

22h - Amorosa
23h30 - Mestrinho
1h - Cavaleiros do Forró
2h30 - Samyra Show

28 de junho (Sexta-feira)

22h - Avine Vinny
23h30 - Luan Estilizado
1h - Trio Nordestino
2h30 - Márcia Felipe

29 de junho (Sábado)
 
22h - Solange Almeida
23h30 - Dedé Brasil e Jeanny Lins
1h - Lourinho do Acordeon
2h30 - Jonas Esticado

ARRAIAL DA CLEMILDA

23 de junho (Domingo)

18h - Grupo Samba de Coco da Barra
19h - Quadrilha Pioneiros da Roça
20h - Trio Ave Rara

24 de junho (Segunda-feira)

18h - Quadrilha Xodó da Vila
19h - Grupo Carimbó da Barra
20h - Nanã Trio

28 de junho (Sexta-feira)

18h - Samba de Coco do Mosqueiro
19h - Quadrilha Unidos de Asa Branca
20h - Robertinho dos Oito Baixos

29 de junho (Sábado)

18h -Grupo As Caceteiras
19h -Quadrilha Século XX
20h -Lucas Campelo
21h - Erivaldo de Carira