Prefeitura mantém parcerias para estimular o descarte correto de recicláveis

Serviços Urbanos
21/06/2019 18h06

Estimular cada vez mais a consciência socioambiental da comunidade, a preservação do meio ambiente e dar suporte àquelas pessoas que trabalham com a reciclagem. Desta maneira, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), segue mantendo suas parcerias com cooperativas de catadores de resíduos sólidos da cidade. 

Uma dessas parcerias acontece com a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), localizada no bairro Santa Maria, e resulta na oferta do serviço de coleta seletiva feito porta à porta em 17 bairros da capital. Outra, por meio de algumas pessoas que adquiriram o hábito de descartar os recicláveis nos Pontos de Entrega Voluntária (Pev's), estrategicamente distribuídos na cidade. Por intermédio da coleta seletiva, nestes primeiro semestre de 2019, a média de toneladas recolhidas chega a 25 por mês. Já dos PEV's, também mensalmente e neste mesmo período, a Emsurb vem registrando o recolhimento de 1,36 toneladas. 

O gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Rodolfo Costa, destacou que, além destas ações, a administração municipal  disponibiliza por meio de outros serviços, a exemplo do Cata-Treco e da coleta do lixo domiciliar, toneladas de materiais recicláveis, como papel, metais, papelão, vidros e garrafas pet. “Como em meio ao que é recolhido também existem resíduos orgânicos, uma vez que recebem estes materiais, os funcionários da cooperativa realizam a separação dos produtos que serão reutilizados e o restante do lixo segue para o aterro sanitário”, explicou. 

Para a responsável logística da Care, Suyane Cardoso, além de contribuir com uma cidade sustentável, a união com a gestão municipal possibilita mais chances de renda para quem sobrevive deste trabalho. “Esta é uma tarefa que deve ser feita em conjunto, ou seja, além da Prefeitura, a população também precisa fazer a sua parte, está consciente de seu papel no combate à degradação do meio ambiente. É a partir deste pensamento que cada cidadão precisa ter, que o nosso trabalho pode ser feito”, comentou.  

"De acordo com estudo feito pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), a capital sergipana está inserida no percentual dos municípios brasileiros que dispõem deste tipo de serviço", lembrou o gerente Rodolfo Costa. Ainda de acordo com o responsável pela Gerência de Limpeza Urbana da Emsurb, a empresa passou a realizar, a partir de 2018, campanhas educativas com a população. "Moradores de vários bairros da capital participam de diálogos, assim como comerciantes, motoristas e pedestres, a respeito do destino correto do lixo". 

Rodolfo informou ainda que existe uma avaliação dentro da Emsurb visando expandir o programa de Coleta Seletiva para outros bairros da capital. "Enquanto isso, a pessoa, empresa ou condomínio que tiver interesse em contribuir com material reciclável para o programa de Coleta Seletiva como também obter mais informações sobre o serviço, deve ligar para a Diretoria de Operações pelo número 3021-9914/9935, ou para a Ouvidoria da Emsurb no 3021-9908".