Vigilância Sanitária atua na fiscalização dos estabelecimentos do Forró Caju 2019

Saúde
24/06/2019 06h00

Realizadora do Forró Caju, a Prefeitura de Aracaju garante a segurança na comercialização do gelo, comidas e bebidas durante as quatro noites da festa, que é realizada na praça de eventos Hilton Lopes, com patrocínio do Ministério do Turismo. Mais uma vez, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a gestão municipal atua preventivamente na fiscalização dos estabelecimentos e dos ambulantes que comercializam na área interna do evento, assegurando ao público local e aos turistas o cumprimento das normas legais de vigilância sanitária por parte dos comerciantes.

Neste domingo, 23, primeiro dia de programação do Forró Caju 2019, a Coordenação da Vigilância Sanitária (Covisa) da SMS atuou em toda extensão da festa fiscalizando ambulantes e vendedores acerca da forma correta de acondicionar os alimentos, as bebidas, do gelo, questões relacionadas à higiene, tudo a fim de garantir a saúde aos participantes da festa.

Segundo o gerente da Vigilância da SMS, Geraldo José Santana, os fiscais atuam durante as noites de festa. “Inspecionamos alimentos, bebidas, gelos e também a atuação dos vendedores ambulantes. Durante as inspeções, verificamos as condições sanitárias, ou seja, se os alimentos estão bem acondicionados, se o gelo está sem risco de contaminação, e se as pessoas que estão manipulando os alimentos estão usando equipamentos de proteção individual (EPI’s). Tudo isto para evitar que a população corra riscos ao consumir os produtos”, esclareceu.

Para Geraldo, o trabalho de vistoria dos estabelecimentos instalados na área da festa também pode contar com a participação da população. Ao identificar procedimentos anormais na manipulação dos alimentos, qualquer cidadão pode se dirigir até os fiscais, para que possam tomar as medidas cabíveis.

“Mas estamos certos de que a maioria dos vendedores seguem as normas, pois esse é um trabalho que começou muito antes da festa. Os comerciantes que estão dentro da área do Forró Caju passaram por um curso de manipulação de alimentos, oferecido pela Vigilância Sanitária, e agora estamos colhendo os frutos. Até o momento nenhuma anormalidade foi registrada”, enfatizou Geraldo.

Para o responsável por uma loja de gelo, José Francisco dos Santos, a atuação da SMS é muito importante. “É um trabalho de responsabilidade, tanto da gente, quanto de todos da vigilância, pois nós que trabalhamos com manipulação de gelo, precisamos ficar bastante atentos à limpeza”, reconheceu.

Já para a vendedora de bebidas Cláudia Siqueira, esta ação vem mobilizar ainda mais os vendedores de alimentos e bebidas para que tudo esteja correto. “Passamos por treinamentos e agora estamos colocando em prática tudo que aprendemos para o bom andamento das nossas vendas”, afirmou Cláudia que ao lado do seu marido Elielson Nascimento, exibem o certificado do Curso de Boas Práticas.