Edvaldo determina ampliação das ações de combate à dengue em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
27/06/2019 16h41

O prefeito Edvaldo Nogueira reuniu os secretários municipais, na tarde desta quinta-feira, 27, para discutir o Plano de Intensificação das Ações de Combate ao mosquito Aedes Aegypti em Aracaju. Embora a capital se mantenha na condição de médio risco em relação às doenças Dengue, Zika e Chikungunya, com um efetivo trabalho de prevenção, o prefeito determinou a ampliação das ações, dada a situação de epidemia em municípios do interior sergipano e em cidades do Sul e Sudeste do país.

“O trabalho feito pela Prefeitura desde o início do ano fez com que Aracaju estivesse entre as poucas cidades de risco médio. No entanto, temos observado tanto no Sul e Sudeste do país e no interior do Estado cidades com epidemia, por isso estamos tomando medidas para intensificar as ações e evitar o crescimento de Aracaju. O intuito é criar um cordão sanitário na nossa cidade”, afirmou Edvaldo.

Na reunião, a secretária da Saúde, Waneska Barboza, apresentou o Plano de Intensificação das ações preventivas, o que inclui o aumento dos mutirões realizados nos bairros (de dois para quatro por mês), a inserção de equipes de agentes de saúde para visitar as residências no turno da noite, aquisição de novos inseticidas para o fumacê costal, ampliação da carga horária de trabalho dos agentes de endemias com a contrapartida de uma gratificação, entre outras medidas.

“O que já vem dando certo será ampliado e novas ações serão iniciadas para diminuir cada vez mais os nossos índices”, ressaltou a secretária que dará uma coletiva à imprensa nesta sexta-feira, às 8h, no Centro Administrativo, para detalhar o plano.

Trabalho conjunto, esforço de todos

De acordo com o prefeito, mais secretarias serão envolvidas no trabalho. Além da Saúde, também atuarão as pastas da Educação, Defesa Social, Meio Ambiente, Comunicação e Assistência Social, além das Empresas de Serviços Urbanos (Emsurb) e Obras e Urbanização (Emurb), Guarda Municipal e Defesa Civil. 

“A dengue é uma doença endêmica, então é necessário que todos se envolvam. A nossa cidade tem resistido bem, mas não é motivo para descansar. Por isso, vamos fazer uma varredura nas escolas, buscar as residências que estão fechadas e acessá-las, pois a lei assim permite, vamos também entrar em contato com as imobiliárias para entramos nas casas que estão para alugar, integrar servidores de outras secretarias nos mutirões e envolver toda a sociedade”, disse.

Participaram da reunião os secretários Waneska Barboza (Saúde), Luiz Roberto Dantas (Emsurb), Antônio Bittencourt (Assistência Social), Nildomar Freire (Chefia de Gabinete do Prefeito), Sérgio Ferrari (Emurb), Alan Alexander Lemos (Meio Ambiente), Luís Fernando Almeida (Defesa Social), Cecília Leite (Educação) e Carlos Cauê (Comunicação), além do major Silvio Prado (Defesa Civil), do subinspetor Fernando Mendonça (Guarda Municipal) e Taíse Cavalcante (diretora de Vigilância e Atenção à Saúde).