Limpeza do Forró Caju 2019 é destacada pelo público como um diferencial da festa

Serviços Urbanos
28/06/2019 23h29

Além das belezas naturais, a capital sergipana é reconhecida nacionalmente pela limpeza de seu espaço urbano e, no Forró Caju, esse aspecto não poderia ser diferente, pois a festa é uma realização da Prefeitura de Aracaju, com recursos próprios e patrocínio do Ministério do Turismo. Quem circulou durante as três primeiras noites da festa percebeu o resultado do empenho da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para garantir a aracajuanos e turistas um ambiente agradável no maior evento junino da cidade.

Para manutenção da limpeza na Praça de Eventos, local de realização da festa, a empresa municipal conta com o serviço de mais de 100 agentes. “Nossas equipes chegam cedo na área dos mercados, ainda durante o dia, para deixar tudo na mais perfeita ordem. À noite, antes do início da festa, fazemos um repasse e mantemos durante as apresentações, para proporcionar um local organizado para o grande público. Assim que se encerram os shows, retornamos ao espaço e em poucas horas recolhemos os resíduos e lavamos toda o espaço”, explica o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes.

A carioca Maria Cristina Maio ficou impressionada com a organização e limpeza do Forró Caju. Pela primeira vez na cidade, acompanhada de um grupo de amigas, a turista conta que o evento foi a melhor escolha para curtir as datas dedicadas aos santos juninos. "Eu já tinha ouvido falar muito bem do Forró Caju, mas confesso que, ao chegar aqui, fui surpreendida com uma festa grandiosa, limpa e com estruturas muito bem organizadas. A Prefeitura está de parabéns. Com certeza, essa será a primeira vez de muitas", disse.

O casal Cardoso de Souza e Ana Angélica, que chegou da cidade de São Paulo nesta sexta-feira, 28, não perdeu tempo e seguiu pra aproveitar o Forró Caju e prestigiar os shows do Arraiá da Clemida. Cardoso parabenizou a administração municipal pela limpeza e organização da festa. “A Prefeitura está de parabéns. Achei tudo muito limpo. Voltarei pra minha cidade com uma boa impressão da festa. Estamos adorando isso aqui”, comentou.

O autônomo Jaildo Guimarães e sua esposa Catarina, que frequentam  destacaram a facilidade encontrada no espaço para que o público pudesse descartar corretamente os seus resíduos. “Assim que chegamos aqui, percebi as lixeiras bem posicionadas e também a preocupação dos garis em manter tudo limpo. Isso é ótimo porque deixa o local mais bonito para todos que estão curtindo a festa ao som daquele forrozinho gostoso”, disse ele.

As amigas Nelma dos Santos e Iêda Guimarães que adoram dançar um dos ritmos mais tradicionais do nordeste, comentaram que além das atrações artísticas, a limpeza é um dos pontos que merece destaque. "Circulamos por toda a área da festa e praticamente não notamos sujeira no chão. Sempre presto atenção a esse detalhe quando estou em grandes eventos, mas aqui percebi que as lixeiras estão de fácil acesso e a disposição das barracas de comidas e bebidas permite que a gente circule com mais facilidade”, afirmou Nelma.

Estrutura


Este ano, assim como fez na edição anterior da festa, a Prefeitura de Aracaju irá destinar todo o material reciclável recolhido durante as quatro noites de festa para a Cooperativa de Reciclagem do Bairro de Santa Maria (Coores), localizada na zona Sul da capital. Por isso, para facilitar ao público presente o descarte regular de materiais plásticos, garrafas Pet e outros tipos de embalagens, duas caixas PEVs (Ponto de Entrega Voluntária), com capacidade de 2.500 litros cada, foram dispostas em locais estratégicos.

Além das caixas PEVs, a Emsurb instalou outros dispositivos para o descarte correto de resíduos. Na área interna do evento, 80 contentores de lixo e, nos arredores do local, duas caixas estacionárias, uma de 5 m³ e outra de 30 m³. Como suporte, estão sendo utilizadas três caçambas, uma máquina retroescavadeira, um caminhão coletor e seis caminhões-pipa para dar celeridade ao serviço de lavagem da área e higienização dos banheiros químicos.