Obras e ações de drenagem realizadas diariamente pela Prefeitura são intensificadas no período chuvoso

Obras e Urbanização
02/07/2019 05h05

O inverno deste ano continua chuvoso e o mês de julho iniciou com instabilidade e precipitações por toda a capital sergipana. Como os institutos meteorológicos previam alta na média pluviométrica, comparada aos últimos anos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), estabeleceu algumas diretrizes para minorar os efeitos das águas pluviais e tentar resolver os problemas surgidos no menor tempo possível.

Para isto, estendeu o cronograma de trabalho para os fins de semana, ampliou o contingente que atua no sistema de drenagem de 100 para quase 150 profissionais, chegando a atender e que no fim do mês atendem em média 600 ruas, e realiza serviços articulados com outras secretarias municipais.

Nem mesmo durante os festejos juninos houve interrupção das ações. Neste período foram desenvolvidas ações de limpeza, manutenção e desobstrução das manilhas, rede subterrânea e ampliação de canais artificiais e, nesta segunda-feira, 1º, a programação contemplou novos pontos que necessitavam de algum ajuste na microdrenagem ou em locais com retenção de lâmina de água.

Equipes da empresa municipal estiveram no Centro, nos bairros Farolândia, Grageru, Ponto Novo, Jabotiana, Jardins, Santa Maria, Santo Antônio, Soledade e no povoado Mosqueiro, Zona de Expansão. Durante a semana, outros bairros serão contemplado na programação e caso persista a incidência pluviométrica equipes de plantão estarão a postos para atenderem casos mais urgentes.

Embora tenha havia diminuição do número de alagamentos nos últimos dois anos, as ações preventivas, o trabalho cotidiano, as análises do Comitê de Gerenciamento de Crises, por meio do Plano de Contingenciamento, ainda é comum a ocorrência de pontos de alagamentos.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, outros fatores contribuem para que este problema permaneça não só em Aracaju como em cidade de médio e grandes portes. "Nossa capital teve um rápido crescimento urbano nas duas últimas, o que tem alterado o ciclo hidrológico natural e motivado a ocorrência de situações atípicas no sistema de drenagem da capital. A ocupação do solo de forma desordenada resulta em fluxo variável de águas e a permeabilização das ruas se torna ainda mais difícil a vazão destas águas", explica.

"Mas o prefeito Edvaldo Nogueira tem buscado equilibrar esta expansão sem estrangular a drenagem com algumas medidas exitosas: uma delas foi criação do Plano de Contingenciamento, que ampara larga esteira de ações corretivas e atua em momentos de urgência; há também hoje 14 grandes obras em andamento pelos bairros, totalizando quase R$ 100 milhões em recursos conveniados e beneficiando mais de 200 mil pessoas que vivem nestes locais. Isto representa um compromisso da gestão em tornar a cidade mais humana, seja com ações diárias ou obras estruturantes", complementa o secretário.

Solicitação

Para registrar a solicitação, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).