Escola de Governo da Prefeitura de Aracaju apresenta balanço de ações do primeiro semestre de 2019

Planejamento e Orçamento
02/07/2019 16h17

Levantamento feito pela direção da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), da Prefeitura de Aracaju, apontou um aumento significativo na quantidade de eventos e atendimentos realizados entre os meses de janeiro a junho deste ano pelo órgão, quando comparado a igual período de 2018. De acordo com os dados levantados, o número de atendimentos registrou um aumento superior a 540%, considerando, também, o período de agosto de 2017 à junho deste ano.

"Desde que aceitei o convite para estar à frente da Esgap, assumi a responsabilidade de transformá-la numa Escola de Gestão focada em desenvolver quesitos da gestão pública, como a formação de executivos criativos, inovadores e capazes de resolver os novos problemas, que empenham o máximo esforço para conquistar resultados e que não temem dificuldades nem os desafios", afirma o diretor da Escola, Bosco Rolemberg, ao comentar os resultados.

Bosco também destacou o crescimento do número de participantes em cursos e palestras e dos assistidos pelo Programa Ambiente Humanizado. "Somente no primeiro semestre deste ano, já realizamos 32 eventos entre cursos e palestras, com temáticas variadas, todos focados na melhoria continuada da gestão municipal, além de 229 atendimentos psicossociais, que é um projeto focado no bem-estar dos servidores municipais", disse.

Os eventos referidos pelo gestor, estiveram divididos em 17 cursos, realizados em 22 turmas, além de 10 palestras sobre temas como Agenda A3P, Inovação no Serviço Público, Mudanças de Mindset, entre outros. "Somadas as participações nos cursos e palestra que promovemos neste ano, já foram contemplados com as ações desenvolvidas pela Esgap 927 servidores municipais. Ou seja, alcançamos um crescimento de 2% no número total de capacitados e assistidos no período, com relação ao ano passado", destacou o diretor da Esgap.  

Traduzindo em percentual, e comparando ao primeiro semestre de 2018 Bosco afirmou que houve um crescimento de 116% no número de cursos realizados. Já o quantitativo de palestras subiu para 125%, ficando o maior percentual para os atendimentos psicossociais que foi de 545%. "No acumulado de agosto de 2017 até o primeiro semestre deste ano, 3.661 servidores foram beneficiados com as ações de capacitação da Esgap, o que representa 74% da meta projetada para dezembro de 2020", acrescentou.

Parcerias

Além da atividade central de capacitação, a Escola de Governo consolidou, também neste primeiro semestre, parceria com Instituições de Ensino Superior (IES), que realizarão um vestibular especial para servidores da Prefeitura de Aracaju, no próximo dia 15 de julho, oferecendo oportunidade para ingresso ou progressão num curso de terceiro grau. "Desta forma, estamos executando o que dizem as premissas elencadas no Planejamento Estratégico capitaneado pelo prefeito Edvaldo Nogueira", salientou Bosco.

Por fim, Bosco destacou que a Escola de Governo, que é vinculada à Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), tem se consolidado, também, como centro de difusão de criatividade e inovação no setor público, quando realiza o Concurso Criatividade e Inovação na Gestão Pública, lançado neste ano, e que resultou na elaboração de 36 projetos que comporão um Banco de Boas Práticas, dos quais 10 foram já foram pré-selecionados, e vão concorrer aos prêmios ofertados por organizações como Banese Corretora, Universidade Tiradentes (Unit) e Banco do Brasil.