Prefeitura e Estado alinham estratégias do Simulado de Campo do Plano de Evacuação da Comunidade

Defesa Civil
03/07/2019 14h55

A prevenção contra acidentes e desastres integra o Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju. Assim, de forma preventiva, junto ao Governo do Estado, a gestão municipal realiza, no próximo mês de outubro, o Simulado de Campo do Plano de Evacuação da Comunidade (PEC), na zona de Expansão da capital.

Realizada a cada dois anos, a simulação é coordenada pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, e pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa. Para alinhar a operacionalização dessa ação, estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira, 7, representantes dos órgãos envolvidos no PEC, os quais discutiram sobre os fluxos de trabalho e recursos necessário para executar a simulação.

O projeto deste ano foi apresentado pelo coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, que apontou os riscos provocados pelas empresas Petrobras e Nacional Gás, instaladas na região. Mesmo diante de todas as medidas preventivas adotadas pelas respectivas unidades industriais, as ações integradas são desenvolvidas para garantir que, diante de um uma situação de maior risco, haja um plano alinhado para atender e resguardar a população.

"Sabemos que a probabilidade de ocorrerem explosões ou sinistros, dentro dessas unidades, é mínima. Todas as medidas de segurança são adotadas rigorosamente, como já pudemos constatar. No entanto, precisamos estar preparados para eventuais necessidades, assim como a população precisa, também, saber como agir. É por isso que estamos alinhando estratégias e nos planejando para a realização de um Simulado de Campo", explicou Sílvio Prado.

Representante do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil, o secretário executivo major Queiroz, ressalta que todas as medidas são cuidadosamente planejadas. "Ainda estamos em fase de planejamento, verificando alguns detalhes para que essa evacuação seja feita da melhor forma possível, de maneira que possamos avaliar e referendar esse Simulado", destacou.

Givaldo Santos mora há 30 anos no conjunto Santa Tereza e é membro do Núcleo Comunitário de Defesa Civil da zona de Expansão. Ele participou da reunião e considera esta ação fundamental para todos que residem em volta da área industrial.

"Já tivemos um incidente, há mais de 10 anos, e as pessoas não sabiam como se comportar. É muito importante a participação da Defesa Civil e demais órgãos competentes para realização desse evento. Nós esperamos que o problema não contenção, mas se pudermos capacitar ao menos 30% das pessoas, com certeza, muitas vidas poderão ser salvas", destacou Givaldo.

Além da Defesa Civil Municipal e Defesa Civil Estadual, estiveram representados na reunião o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTRAN), o Corpo de Bombeiro Militar de Sergipe (CBMSE).