Emsurb alinha e dinamiza atuação para atender ao Plano de Intensificação do combate ao Aedes aegypti

Serviços Urbanos
05/07/2019 12h49

A Prefeitura de Aracaju elaborou uma extensa agenda de trabalho, com envolvimento de diversas secretarias e órgãos municipais, para execução do Plano de Intensificação das Ações de Combate ao mosquito Aedes aegypti, medida apresentada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, no final do mês de junho.

Dentre as 20 diretrizes do Plano está o reforço das ações da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), as quais contarão com intensificação dos serviços de limpeza, como a realização de mutirões aos sábados, palestras envolvendo os agentes e a divulgação do tema em equipamentos de trabalho, a exemplo dos caminhões coletores.

De modo a alinhar e otimizar este trabalho da Emsurb, o presidente da empresa, Luiz Roberto Dantas, reuniu, na manhã desta sexta-feira, 5, cerca de 350 agentes que atuam com a limpeza em vários pontos da cidade para que ouvissem do gerente da Coordenação do Programa de Prevenção e Combate ao Aedes aegypti, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Jeferson Santana, orientações a serem aplicadas no decorrer na execução do Plano.

“Já neste  sábado, dia 6, das 8h às 12h,  estaremos no Japãozinho, juntamente com equipes dos demais órgãos municipais envolvidos com o plano, e realizaremos um mutirão que levará ações de conscientização, identificação de criadouros do mosquito e serviços de limpeza específicos para esta situação”, detalha o presidente da Emsurb.

Segundo Luiz Roberto Dantas, ainda há pessoas que insistem em atitudes incorretas de descarte irregular dos seus resíduos. “Por isso, estamos realinhando nossas ações e incluindo os agentes, garis e margaridas, nesse processo”, completou Luiz Roberto.

“Durante a nossa rotina nos deparamos com pneus, garrafas e embalagens plásticas dentro e nas margens dos canais. Por isso, a partir de agora, ficaremos ainda mais atentos para fazer o recolhimento de todo esse material que serve como depósito para as larvas do mosquito”, destacou o fiscal, Sérgio da Silva, após participar de reunião de trabalho coordenada pela equipe da SMS, na manhã desta sexta-feira, 5, no Parque da Sementeira.

O agente de limpeza José Hilton Borges destacou que, durante a sua atividade rotineira de retirada da vegetação próximo às vias, a atenção tem sido redobrada. “A Prefeitura está fazendo a parte dela e a população não tem motivos para jogar lixo na rua porque o caminhão da coleta passa em todos os bairros. Ainda assim, muitas vezes encontramos no meio do mato copos descartáveis e outros tipos de embalagens que acumulam água e isso prejudica a todos”, disse o agente, integrante de uma das equipes de capinação da empresa municipal.