Em apenas um dia, Prefeitura recolhe 1,5 tonelada de lixo de seis canais da cidade

Serviços Urbanos
08/07/2019 18h34

Até às 17h desta segunda-feira, 8, agentes de limpeza da Prefeitura de Aracaju atuaram em diversos bairros da cidade
recolhendo de canais os resíduos descartados de forma irregular pela população. Realizada por meio da instalação de tela de contenção, a limpeza deste dia resultou na coleta de cerca de 1,5 toneladas de lixo.

De acordo com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), para instalar a tela foram observados os canais que mais recebem lixo por parte dos moradores ou pessoas que circulam pela área. "O tipo de resíduo contido pela tela, embalagens de quentinhas, sobras de alimentos, copos, pratos e sacolas descartáveis, garrafas pet, etc, poderia, facilmente, ser recolhido através de outros serviços disponibilizados pela própria prefeitura, mas algumas pessoas insistem em fazer o descarte dentro dos canais", ressalta o diretor de Operações, Bruno Moraes. 

A tela foi instalada em trechos de seis canais. Estão dentre os assistidos, aqueles localizados nos conjuntos Médici
e Almirante Tamandaré e nas avenidas Anízio Azevedo, Praia 13 de Julho e José Conrado de Araújo, no bairro Industrial. Após o monitoramento feito pelas equipes, a limpeza passa a acontecer de forma programada. Mas, nas últimas 12 horas, por conta das chuvas, a empresa antecipou a ação de retirada das telas e, consequentemente, do lixo.
 
O trabalho da Emsurb faz parte do plano de prevenção, adotado em 2017 pela administração municipal, para evitar ou inibir situações de alagamentos e transbordamento de canais. O empenho da gestão vem garantindo resultados positivos. "Canais que  apresentavam históricos como esses, a exemplo do que está situado na Airton Teles, se mantém comportados, graças ao serviço planejado e bem executado", completa o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Rodolfo Costa.