Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Serviços Urbanos

Emsurb realinha cronograma para atender demandas em decorrência das chuvas

09/07/19 12h26


A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) segue com suas equipes mobilizadas para minimizar os impactos causados pelas chuvas. Por conta disso, além dos serviços de limpeza, nesta terça-feira, 9, os técnicos da empresa monitoram o escoamento das águas pluviais que, nas últimas horas 12 horas, chegaram ao volume acumulado de 40mm. A ação faz parte do trabalho preventivo realizado pela Prefeitura de Aracaju para atender a situações adversas em decorrência das chuvas. 

Durante a manhã, cerca de 340 agentes foram direcionados para diversas áreas da cidade. Os bairros São Carlos, Bugio, Jardins, Japãozinho, 17 de Março, São José, Farolândia e a Zona de Expansão, foram atendidos com os serviços de limpeza geral, com atenção especial para a desobstrução dos bueiros, que contribuem para aliviar a rede de drenagem da cidade. 

“Realinhamos o cronograma de serviços da nossa Diretoria de Operações para atender com mais agilidade às demandas que surgiram na manhã de hoje. Enviamos também seis caminhões-pipa à avenida Euclides Figueiredo para auxiliar à Emurb nos trabalhos de sucção da água acumulada. A determinação do prefeito Edvaldo Nogueira é que todos os órgãos e secretarias somem forças para atender ao que determina o Plano de Contingência, adotado pela administração municipal desde 2017”, explicou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Os técnicos acompanharam também o escoamento das águas pluviais nos canais do conjunto Maria do Carmo, no bairro São Carlos, Jardim Bahia, na Soledade, do Tramandaí e da avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, no Jardins, avenida Brasil, no bairro América, avenida Anísio Azevedo, no São José, avenida Benjamim Constant, no Santos Dumont, no Santa Lúcia e os canais que cortam os conjuntos residenciais Beira Mar e Aquarius, na Zona de Expansão. Durante as vistorias, foi constatado que os mesmos estavam suportando bem, apesar do volume de chuvas. 

Na avenida Airton Teles, mesmo com o transbordamento em um trecho do canal, foi observado o rápido escoamento das águas. “Constatamos que os serviços frequentes de limpeza neste e nos demais canais interligados da região, que sofrem a influência da proximidade da maré, como os das avenidas General Calazans, Filadelfo Dórea e José Conrado de Araújo, no bairro Industrial, estão surtindo efeito neste período com chuvas mais intensas”, destacou o diretor de Operações, Bruno Moraes. O mesmo comportamento aconteceu no conjunto residencial Dr. Cleonaldo Silva Araújo, no bairro Coqueiral, uma das regiões críticas da cidade. 


De acordo com o diretor, ainda nesta terça, as equipes também trabalharam para reduzir o assoreamento e desobstruir os canais do conjunto Médici, no Luzia, do conjunto JK, na Jabotiana e na Aruana.