Pós-chuvas: Prefeitura de Aracaju inicia a semana com serviços de recuperação em toda a cidade

Agência Aracaju de Notícias
15/07/2019 11h51

A Prefeitura de Aracaju iniciou, já no sábado, dia 13, a execução de um conjunto de ações do Plano de Contingência, desenvolvido no âmbito do Comitê de Gerenciamento de Crise, para reparar e reverter os danos provocados pela ação das chuvas, que, em apenas cinco dias, chegou a um acumulado de 340mm, volume três vezes maior que o esperado para o todo o mês de julho na capital sergipana.
 

Nesta segunda-feira, 15, em continuidade a esse trabalho de recuperação da cidade, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) reforçou as ações da operação Tapa-buracos, as quais estão sendo executadas em avenidas dos bairros Jabotiana, Ponto Novo, 13 de Julho, Atalaia, Capucho e Farolândia, enquanto as equipes da empresa encarregadas pelas ações de limpeza e recuperação das redes de drenagem atuam nos bairros Dom Luciano, Soledade,  Jabotiana, Atalaia e Santa Maria. No Coqueiral, a Emurb mobilizou uma força-tarefa para a retirada do material acumulado nas vias do bairro pelas chuvas e, nos Bairros Soledade e Jabotiana, realiza o patrolamento das vias.

Equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) também estão nas ruas atuando para reverter os danos provocados pelas chuvas da semana passada, com ações de recolhimento de resíduos acumulados nas vias públicas, além da capinação e roçagem mecanizada. O Cata-Treco também está dando suporte ao recolhimento de móveis e outros objetos deixados nas portas das casas. 

Além das atividades rotineiras ao desempenho de suas funções, os garis e margaridas se somam às ações do Plano de Intensificação de Combate ao Aedes Aegypti, a partir do recolhimento de embalagens plásticas, copos e pneus, que servem como criatórios para o mosquisto transmissor da dengue, zika e chikungunya. 
 
No Largo da Aparecida, região do bairro Jabotiana que ficou inundada pelo transbordo do rio Poxim Mirim, as equipes da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdec), vão realizar, segundo o secretário Luiz Fernando Silveira, a avaliação das residências que foram afetadas para identificar possíveis danos estruturais. 
 
"Já estivemos na comunidade com técnicos da Defesa Civil e, em princípio, podemos dizer que não houve esse tipo de dano. Mas ainda vamos averiguar", ressalta.  A intensificação das ações visando a recuperação da cidade depois de vários dias de chuva partiu do prefeito Edvaldo Nogueira. 
 
"Iniciaremos pelas áreas mais afetadas, com serviços de limpeza, combate à dengue, operação tapa-buraco, levantamento da situação das residências que foram inundadas, enfim, a ação mais completa possível, para que a vida nestas localidades volte à normalidade", garante o prefeito.