Prefeitura capacita cidadãos em língua estrangeira a partir de curso promovido pela Fundat

Formação para o Trabalho
19/07/2019 16h11

No dia a dia é muito comum as pessoas utilizarem no próprio vocabulário palavras originárias da língua inglesa e com a facilidade de conexão que existe atualmente, sai na frente quem tem domínio de mais de um idioma. É por isso que a Prefeitura de Aracaju, por meio do trabalho de capacitação profissional desenvolvido pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), investe em cursos voltados ao aprendizado de uma nova língua.

Assim, a gestão municipal oferta mais uma turma do curso de Inglês Básico (120h), desenvolvido, desta vez, na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Jardim Esperança, no bairro Inácio Barbosa.

A capacitação faz parte do eixo de Desenvolvimento Educacional e Social e atingiu um público variado. Foram 14 participantes, com idade entre 16 e 58 anos, que, no último dia de aula, receberam o certificado de conclusão do curso pela Fundat.

Conteúdo

Por ser uma capacitação de nível básico, a ementa propõe que o instrutor, em sua metodologia, proporcione ao aluno a capacidade de desenvolver uma comunicação oral e escrita de forma básica e objetiva. Quem teve a missão de habilitar os participantes ao novo idioma foi o professor Wesley Sousa. Ele buscou ensinar a partir de situações cotidianas, relacionadas ao mercado de trabalho, de modo a facilitar o aprendizado dos discentes.

“Eu desenvolvi os conteúdos de acordo com as necessidades básicas, dentro da questão voltada para as empresas. O que é que as empresas precisam? O que é que eles [alunos] precisam? Então, eu dei uma metodologia dentro do conteúdo gramatical, mas puxando todo conteúdo, na didática, para fazer com eles ingressem no mercado de trabalho sem dificuldade”, contou o docente.

Aprovação

Visando um futuro cheio de oportunidades, a jovem pedagoga Fernanda Santos, 22, participou do curso pela colaboração que ele dará em sua carreira profissional. “Tive muito crescimento pessoal e profissional através do curso, ele vai contar muito para o meu currículo como professora e apesar de gratuito ele veio com uma grade de conteúdo programático bem interessante, muito completo, que tem me auxiliado em minha profissão”, finalizou a jovem, que participou pela primeira vez de uma qualificação ofertada pela Fundação.

Não são somente os jovens que estão preocupados com a qualificação, existem pessoas com a idade mais avançada também, que buscam se qualificar, como Maria Cícera Conceição,58 anos, que sempre procura participar de cursos para agregar conhecimento e ficou entusiasmada com a didática que o professor utilizou nesse curso de idioma.

“Foi fantástico. Pra mim, particularmente, foi uma terapia, o professor interagiu muito com os alunos. O curso foi Inglês Básico, mas tivemos conhecimento geral, de mundo, mas que tudo implicava na língua inglesa”, explica.

Outros cursos de idiomas são fornecidos pela Fundat nas Unidades de Qualificação Profissional (UQPs) e instituições parceiras, para participar, basta fazer inscrição na sede da Fundação ou no local que o curso será aplicado, assim que o for divulgada as vagas para novas turmas.