Segunda etapa das obras de infraestrutura do Barroso está 95% concluída

Obras e Urbanização
26/07/2019 09h38

A comunidade do loteamento Barroso, no bairro Farolândia, já desfruta de ruas pavimentadas, drenadas e sinalizadas. Isso porque, a segunda etapa da obra de infraestrutura que a Prefeitura de Aracaju executa na localidade está com 95% dos serviços concluídos. O projeto urbanístico compreende terraplenagem, implantação do sistema de drenagem e pavimentação asfáltica de 12 vias, além de sinalização vertical e horizontal e implantação de calçadas e meios-fios de concreto.

Autorizada pelo prefeito Edvaldo Nogueira em fevereiro de 2018, a segunda etapa das obras de infraestrutura do Barroso é resultado de um investimento de R$3,2 milhões. Para conclusão da primeira etapa do projeto urbanístico, foram investidos mais R$930 mil. Os recursos são do Governo Federal, disponibilizados à Prefeitura de Aracaju a partir de convênio firmado entre os dois entes federativos.

Enquanto aguarda a conclusão das obras, que, avançadas, já transformaram o cenário urbanístico do Barroso e proporcionam mais qualidade de vida aos moradores locais, a dona de casa Laudiceia Chagas, moradora da localidade, destaca a importância de uma gestão pública humanizada que corresponde aos anseios da população.

"Cheguei a pensar que não veria essa obra ser realizada, mas veio estas pessoas iluminadas por Deus que olharam para nossa comunidade e hoje meus netinhos podem brincar sem ter medo de bichos e insetos", comemora, emocionada, dona Laudiceia.

Sorridente, o aposentado Osmam José dos Santos relembra os tempos difíceis que já viveu e compara com o novo cenário nascido com esta obra. "Eu cheguei aqui e era mangue e mato. Então comecei a construir meu barraco, depois chegaram outras pessoas e foi crescendo, crescendo. Mas a gente sempre sonhou em ter ruas decentes para podermos andar com tranquilidade e agora isto é uma realidade. Agora sim posso dizer que moro em Aracaju", afirmou.

Fase final

Atualmente, com 95% do projeto já executado, a obra está em fase de acabamentos na drenagem e na sinalização. Secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari confirma a proximidade da conclusão. "Esta foi mais uma obra retomada pelo prefeito Edvaldo Nogueira e, de forma técnica, buscamos atualizar o projeto e seguir com os serviços. Hoje, os 30 operários dividem-se pelas 12 ruas beneficiadas com os investimentos, finalizando a interligação dos pontos de drenagem, concluindo as calçadas e rampas e criando a sinalização do local. Hoje, a paisagem é totalmente diferente do que encontramos", assegura Ferrari.