Ações da Emsurb têm impactado positivamente os mutirões contra o Aedes aegypti

Serviços Urbanos
27/07/2019 13h20

Lado a lado, equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e demais órgãos municipais integraram, neste sábado, 27, mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti realizado pela Prefeitura de Aracaju. Desta vez, garis, margaridas e técnicos dirigiram-se ao José Conrado de Araújo, que se encontra entre os seis bairros identificados como alto risco pelo Levantamentos Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa).
 
O ponto de partida dos agentes  foram as ruas Alagoas e Nossa Senhora de Fátima. Nas vias, o suporte tem sido, principalmente, nas ações de limpeza com a retirada do lixo descartado de forma irregular. 

"A Emsurb tem sido nossa parceira, dando suporte no trabalho de recolhimento de pneus, em diversas regiões da cidade, e nestes mutirões semanais, não apenas com a limpeza dos espaços públicos, mas na intervenção de áreas, como terrenos baldios, onde há grande possibilidade de focos do Aedes, em decorrência do lixo lançado nestes locais", destacou a secretária de saúde do município, Waneska Barboza.

Nas casas, equipes da empresa municipal e SMS trabalharam juntas para orientar e auxiliar moradores na eliminação de focos do mosquito. Além disto, em alguns quintais e terrenos, os agentes também têm descoberto a presença de ratos e animais peçonhentos, como os escorpiões.

 "A partir do instante em que é identificado um grande volume de entulho dentro das casas, as equipes da Emsurb entram em ação e fazem a limpeza e retirada desses materiais, inclusive com a disponibilização do programa Cata-treco", destacou o Gerente do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Jeferson Santana.

Reconhecimento da comunidade

A comerciante Aline Santos, que há 10 anos possui uma loja na Rua Alagoas, acompanhou de perto o trabalho dos agentes de varrição e disse que o descarte incorreto tem sido comum na região. "Nós temos tido uma coleta regular, mesmo assim a população insiste em jogar lixo, principalmente no trecho próximo a exposição. O pessoal da prefeitura limpa e continuam sujando", contou. 

Jelvanir Maria dos Santos comemorou a chegada das equipes. "É maravilhoso e gratificante saber que a Prefeitura está preocupada com a nossa comunidade, principalmente com esses casos de dengue. Mas, de nada adianta se quem vive aqui também não faz sua parte", comentou a dona de casa.