No Marivan, Prefeitura restaura passarela e garante mobilidade aos moradores

Obras e Urbanização
02/08/2019 17h00

Os moradores do Marivan, na zona Sul da cidade, acabam de ser contemplados com mais um equipamento urbano que amplia a possibilidade de locomoção e mobilidade das centenas de famílias que vivem na localidade. Por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura de Aracaju revitalizou uma antiga passarela existente nas proximidades da adutora da Deso (Companhia de Saneamento do Estado de Sergipe). O serviço contemplou a substituição da estrutura metálica corroída, recuperação dos guarda corpos, restituição do piso antiderrapante desgastado e execução de pintura geral.

Medindo cerca de 8 metros, a passarela está em cima de uma das ramificações do canal do Santa Maria e facilita o fluxo de pessoas que moram no Marivan mas precisam usar o transporte público que passa na avenida professor Enoque Souza ou queiram encurtar distância para chegar ao conjunto Augusto Franco.

Na opinião dos moradores diretamente beneficiados por este serviço, a nova passarela evitará acidentes e embeleza a paisagem. Maria Terezinha Santos mora há mais de 20 anos no loteamento e comemora a reforma. "HA gente precisava passar por umas pontes de madeira e foi [o prefeito] Edvaldo quem fez as primeiras passarelas aqui. Agora ele olha por nós de novo e faz esta reforma. Só posso agradecer", destaca a moradora.

Humanizando o ambiente urbano

A reforma da passarela não é a única obra feita no local. Embora este serviço tenha sido executado exclusivamente com material reciclado na própria oficina da Diretoria de Operações da empresa municipal, a Prefeitura de Aracaju investe, atualmente, cerca de R$ 12 milhões, em recursos conveniados com o Governo Federal, na complementação da infraestrutura de 53 ruas da localidades, que inclui a execução de 11 km de pavimentação asfáltica, de 2.000 m² de ciclovias e 22.000 m² de passeio.

Com estes benefícios, o Marivan se destaca entre as localidades nas quais a Prefeitura de Aracaju executa a proposta de consolidar a urbanização e humanizar os espaços públicos. O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, ressalta que estes princípios integram as metas do Planejamento Estratégico da gestão municipal.

"Esta passarela pode parecer algo simples, mas significa menos distância para quem mora naquela parte da cidade e deseja se deslocar para outros locais. Além disso, o conjunto de investimentos nas mais de 50 ruas vão assegurar mais dignidade para centenas de famílias. É o Planejamento aprofundando as bases para tornar Aracaju mais humana, inteligente e criativa", confirma.