Prefeitura de Aracaju leva serviços de paisagismo ao Inácio Barbosa

Serviços Urbanos
02/08/2019 16h41

Durante a manhã desta sexta-feira, 2, a comerciante Bela Ferreira acompanhou de perto o trabalho de cerca de 15 agentes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que atuaram na limpeza e manutenção da avenida Etelvino Alves de Lima e áreas adjacentes, no bairro Inácio Barbosa. “Nada melhor do que um espaço bem cuidado e sem sujeira", disse Bela, proprietária de uma lanchonete no mesmo local.

A ação foi coordenada pela Gerência de Áreas Verdes da Emsurb. Entre os serviços ofertados estiveram a poda de árvores, capinação, roçagem mecanizada e recolhimento de lixo. Na oportunidade, a coordenadora de Paisagismo, a bióloga Kamilla Freire, que estava à frente da ação,  acompanhou o trabalho e  a retirada de uma planta da espécie Ixsora. A ação foi possível após avaliação e autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).

Engmar Vieira, moradora de um dos condomínios situado na avenida, afirmou que se sente contente e satisfeita com o trabalho da prefeitura. “Só de saber que a administração está cuidando deste que é um espaço muito importante para todos nós, já é motivo de orgulho. Minha esperança agora é que as pessoas saibam preservar”, afirmou a aposentada. 

Plantio de Árvores
 
Ainda nesta sexta, seguindo o planejamento de arborização urbana para 2020, equipes de Paisagismo da Emsurb percorreram toda a extensão do canteiro da Etelvino Alves e avaliaram as condições do espaço para o plantio de árvores. 

Dentre os aspectos analisados estiveram a qualidade e espessura do solo e se havia sombreamento no local, o que também pode interferir  no desenvolvimento das arbóreas. 

"Esses são fatores importantes para determinarmos a espécie de planta que melhor se adapta. Feito isso, encaminhamos o resultado do estudo para a Sema, que é a responsável por este tipo de plantio", concluiu a coordenadora.