Secretária da Saúde apresenta resultado do 1º quadrimestre de 2019 na Câmara de Aracaju

Saúde
08/08/2019 16h39

O relatório de gestão da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), referente ao primeiro quadrimestre deste ano, foi apresentado pela Prefeitura de Aracaju, em audiência pública na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quinta-feira, 8. Os resultados, expostos aos parlamentares pela secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, representam o cuidado com a população, a reorganização municipal da gestão e os investimentos realizados na Saúde.

A apresentação do Relatório Detalhado do Quadrimestre (RDQ) é estabelecida como instrumento fundamental, no intuito de publicizar as contas, e avaliar as ações e serviços de saúde. Durante sua explanação, a secretária apresentou 21 indicadores de saúde, que demonstram os dados, as metas pactuadas e os resultados dos serviços prestados.

“Nós estamos prestando contas à população, como determina a Lei, e percebemos que muitos dos indicadores atingiram suas metas, mas ainda temos muito a melhorar. O relatório aponta para as fragilidades para que possamos observar onde devemos focar para conseguir os resultados, buscando disponibilizar um serviço ainda melhor aos aracajuanos”, explica Waneska.

Durante seu pronunciamento, a gestora analisou os indicadores de saúde, critérios adotados pelo Governo Federal para avaliar os trabalhos realizados e traçar metas. Aracaju está dentro do estipulado pelo Ministério da Saúde na maioria dos índices. Como exemplo, a taxa de mortalidade prematura (de 30 a 69 anos) pelo conjunto das principais doenças crônicas não transmissíveis; na proporção de registros de óbitos investigados de mulheres em idade fértil (10 a 49 anos).

Números

Waneska ressaltou a proporção de vacinas selecionadas do Calendário Nacional, do novo Pólo da Academia da Cidade ampliando a qualidade de vida na zona norte de Aracaju; da promoção de melhorias estruturais no Hospital Fernando Franco, que recebeu também o serviço de urgência e emergência da odontologia; da inauguração da UBS Roberto Paixão, transformando a realidade de moradores do 17 de março; capacitando profissionais para utilizar o sistema de controle de vacinas, e da distribuição de 22 mil exemplares da Caderneta de Saúde da Criança.

Foi possível evidenciar, também, o aumento da produção ambulatorial no hospital da zona Norte, na comparação com o quadrimestre de 2018. No segundo ano da atual gestão municipal, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva registrou 54.056 atendimentos, número que saltou, em 2019, para 78.915.

“Outro tema abordado foi o processo de licitação da UPA Nestor Piva, marcado para a próxima segunda feira, dia 12. Enquanto isso, estamos mantendo e garantindo à assistência a população. Não há renovação de contrato, o que fizemos foi um novo contrato emergencial, no qual a empresa que está hoje foi a vencedora, e ficará até que seja finalizada a outra licitação”, acrescentou Waneska.

Os dados foram apresentados, oportunizando intervenções dos parlamentares. O vereador Vinicius Porto parabenizou toda a equipe de gestão da Saúde pelo belo trabalho na pasta, sobretudo com a implantação do prontuário eletrônico em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Reconhecimento

“Com o prontuário eletrônico, todos os profissionais de saúde têm acesso aos dados de atendimentos realizados, com exames detalhados, tratamentos ou medicações disponibilizadas, além de destacar possíveis pontos de acompanhamento e atenção. Com isso, é possível fazer diagnósticos mais rápidos e assertivos dos pacientes e tratamentos mais específicos e precisos. Já é possível notar melhorias no nível de informações”, afirmou.

Outro ponto discutido e parabenizado pelo vereador Seu Marcos, em plenário, foi a presença da secretária Waneska em todos os mutirões de combate ao Aedes aegypti e do Plano de Intensificação da Prefeitura. Dados atualizados da SMS mostram que, somente de janeiro a junho deste ano, quando ainda não estava em execução o Plano de Intensificação das ações de combate ao mosquito, a Prefeitura já havia realizado 14 mutirões de combate ao Aedes; visitado 428.927 domicílios; coletado mais de 29 mil pneus; limpado 11.454 terrenos baldios e realizado 37.744 trabalhos no comércio da cidade.

"Essas ações, que já vinham sendo constantemente realizadas, fizeram com que, neste ano, enquanto outras partes do Brasil já estivessem vivendo uma epidemia, Aracaju estivesse afastada desse risco. E foi esse trabalho que permitiu que a transmissão da doença fosse contida justamente no período em que ela é mais perigosa, nos primeiros quatro meses do ano”, reforçou o vereador.

O vereador Cabo Didi afirmou que é preciso reconhecer todos os profissionais que estão atuando para beneficiar a saúde do povo aracajuano. “Parabenizo a secretária que sempre está trabalhando com toda a sua equipe a favor da população. Foram apresentados 21 indicadores e suas metas, fico feliz de ver as metas sendo atingidas”, enfatizou.