Programas e serviços da Assistência são discutidos em encontro com técnicos e gestores

Assistência Social e Cidadania
12/08/2019 18h55

Para fortalecer o vínculo entre as equipes e requalificar a oferta de programas e benefícios socioassistenciais, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, reuniu, nesta segunda-feira, 12, diretores, coordenadores e técnicos de referência de alguns órgãos da pasta no “Encontro com as Equipes Técnicas”, realizado no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

De acordo com a diretora de Políticas de Assistência Social, Roberta Salgado, o objetivo do encontro foi promover o diálogo e fortalecer os vínculos entre as novas equipes de trabalho para oferecer o melhor atendimento às famílias beneficiadas com os serviços ofertados pela Prefeitura.

“Apesar de toda a equipe já conhecer os serviços que ofertamos, precisamos fazer com que todos tenham um engajamento, principalmente no que se refere ao relacionamento entre os técnicos. Trouxemos os profissionais que estão à frente das unidades com o intuito de entender como estão os desenvolvimentos dos serviços ofertados por meio das nossas unidades e fazer os ajustes necessários. Foi um dia de diálogo e a consolidação da Política da Assistência Social. Entendemos que o fortalecimento da equipe é primordial, sozinho não fazemos nada”, frisou.

Na ocasião, as equipes tiveram a oportunidade de se apresentarem, por meio da dinâmica de sensibilização, e conhecerem o trabalho desenvolvido por cada um deles. Também foi discutido benefícios e programas importantes do Ministério da Cidadania, como o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), Cadastro Único (CadÚnico) e Programa Criança Feliz, além dos benefícios eventuais como auxílio natalidade, auxílio mortalidade, auxílio moradia e concessão de cestas básicas.

Para a diretora de Gestão Social da Habitação e Transferência de Renda, Rosária Rabelo, o encontro teve grande relevância, pois requalifica o atendimento prestado aos usuários. “Essa ocasião foi de extrema importância porque nos permite dialogar com os profissionais que estão na ponta, no dia a dia com a população, que é quem acessa os nossos serviços. É uma oportunidade de trocarmos experiências, como também identificarmos as metas que precisam ser alcançadas e de que forma podemos requalificar as nossas intervenções para que possamos ofertar serviços com mais qualidade para a população”, disse.

A coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria, Brisda Luci Santos, acredita que o encontro proporcionou novos conhecimentos e estreitou a relação com os novos colegas de trabalho.

“Foi um momento muito importante para mim porque fez a junção dos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), trazendo clareza para os novos técnicos e coordenadores sobre a formatação dos serviços para nós, que estamos no dia a dia junto à população, executemos as ações com mais facilidade. É mais uma forma consolidar o trabalho lá na ponta”, destacou.