Prefeitura celebra o Dia Internacional da Juventude com oferta de serviços no bairro Industrial

Juventude e Esporte
12/08/2019 17h14

Por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), a Prefeitura de Aracaju celebrou, nesta segunda-feira, 12, o Dia Internacional da Juventude, em evento realizado  no Colégio Estadual Professor Paulo Freire, no bairro Industrial, no qual foram realizadas diversas atividades direcionadas aos jovens do município, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas para esse público.

O evento contou com os serviços de emissão de carteira de trabalho e orientação para o mercado de trabalho, desenvolvido pela Fundação Municipal de Formação Para o Trabalho (Fundat); com a participação da Patrulha Maria da Penha, com a Guarda Municipal; com apresentações do grupo teatral de educação no transito, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT); e seleção para Jovem Aprendiz, com a Viação Atalaia.

O secretário municipal da Juventude e do Esporte, Antônio Hora Filho, esteve presente para conferir a ação e destacou a importância da iniciativa coordenada pela pasta. “Levar possibilidades de serviços e benefícios sociais como inscrição em cursos profissionalizantes, primeiro emprego, empoderamento e conscientização é fomentar as políticas públicas de juventude. Inicialmente, este encontro surge para comemorar a data, mas já ultrapassa para algo muito maior”, enfatiza Hora.

O diretor de Políticas Públicas para a Juventude, Francisco Albuquerque, coordenou o evento e elaborou uma proposta atraente e informativa. “Quando o poder público abre espaço para eventos como esse, os jovens encontram um estímulo para investir nos sonhos. É um momento de diversão, mas também é uma oportunidade para que tenham contato com questões importantes como o mercado de trabalho. A seleção de Jovem Aprendiz, por exemplo, pode ser uma porta para um futuro promissor”, pontua.

O presidente do grêmio estudantil do Colégio Estadual Paulo Freire, Roney Santana, destacou a necessidade de ações nesse formato em diversos bairros de Aracaju. “É uma novidade e foi muito interessante para toda a comunidade. Receber esses serviços sem precisar de deslocamento, além de proporcionar que os jovens dos Bairro Industrial consigam entrar no mercado de trabalho fortalece nossa juventude. Espero que aconteça mais vezes”, comenta.

Rodrigo dos Anjos é morador do bairro Industrial e conseguiu desfrutar de diversos serviços ofertados na progração do evento alusivo ao Dia da Juventude. “Vim para tirar a carteira de trabalho, mas, chegando aqui, percebi que podia me inscrever em curso e ainda participar da seleção de Jovem Aprendiz. Acho que tenho chances e pode me ajudar bastante e a toda minha família também”, destacou o jovem.