Primeira escola municipal de tempo integral está com 50% das fundações concluídas

Obras e Urbanização
17/08/2019 07h00

Iniciada em abril deste ano, a construção da primeira escola de ensino infantil de tempo integral da rede municipal de Aracaju, entre o bairro Santa Maria e o 17 de Março, mantém os prazos estabelecidos no projeto executivo e começa a ganhar forma, com 50% das fundações já concluídas. Com esta unidade de ensino, a Prefeitura de Aracaju irá zerar o déficit de creches na localidade.

Executada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a obra é resultado de um investimento de cerca de R$3,5 milhões, feito pela gestão municipal com recursos do Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil) do Ministério da Educação.

Em fase inicial, atualmente 40 operários operários trabalham no canteiro da obra, na execução dos serviços de medições, levantamento topográfico e implantação das bases do novo prédio. Moradora do Santa Maria, a dona de casa Raquel dos Santos não vê a hora de matricular seus filhos na nova escola. "Vai ser muito bom meus filhos estudarem perto de casa e tanto eu como outras colegas aqui do bairro teremos tempo de trabalhar para tentar aumentar nossa renda. Estou ansiosa", diz a moradora.

A aposentada Rosinete Pereira mora no 17 de Março e também acredita que as coisas irão melhorar depois que a obra for finalizada. "Eu tenho netos que já estudam e tem até outras escolas aqui no 17 de Março, mas esta vai ser para as crianças menores, como os meus netos, e a vai ajudar a mãe deles. Quando estiver funcionando será muito bom para nós", destaca dona Rosinete.

Com padrão arquitetônico definido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a escola terá capacidade para atender 240 crianças em período integral. A unidade será dividida em dois blocos. O bloco A contará com hall; secretaria; sala de professores/reuniões; direção; almoxarifado; sanitários acessíveis para adultos, masculino e feminino; lactário; área para preparo de alimentos (mamadeiras e sopas); duas salas de atividades para creche, com atendimento às crianças de 0 a 11 meses; dois fraldários; sala de amamentação; solário; sanitários P.N.E infantil; copa; lavanderia; rouparia; vestiários masculino e feminino; refeitório; cozinha; despensa; varanda e pátio de serviço.

Já o bloco B compreenderá duas salas de atividades para atendimento às crianças de 1 ano a 1 ano e 11 meses; dois sanitários infantis; duas salas de atividades para as crianças de 2 a 3 anos e 11 meses; um sanitário P.N.E infantil; dois solários; sala multiuso; quatro salas da pré-escola (crianças de 4 a 5 anos e 11 meses); dois sanitários infantis, masculino e feminino; dois sanitários de professores, masculino e feminino e um depósito. Além disso, o prédio possuirá acesso independente, com guarita, praça, estacionamento com capacidade para 35 veículos, pátio coberto e playground.

“Com o período chuvoso, as escavações foram alternadas, mas nada que comprometesse o andamento. Agora a configuração das bases começam a ganhar forma e esta etapa será concluída até o fim do mês, quando começarão a construção das paredes e das estruturas verticais. Em suma, a obra segue normalmente e dentro do cronograma", destaca o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.