Prefeitura de Aracaju executa serviços para a melhoria do canal da Airton Teles

Agência Aracaju de Notícias
20/08/2019 14h00

Recuperar os equipamentos urbanos danificados para oferecer uma melhor qualidade de vida ao cidadão aracajuano. Esse é o objetivo da Prefeitura de Aracaju que, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realiza serviços em toda a extensão do Canal da avenida Airton Teles. No local, estão sendo feitos reparos nas calçadas, reforço na parte das defensas metálicas, além da reconstrução das muretas quebradas. 40% dos serviços já foram concluídos.
 
Os trabalhos no local começaram no início deste mês e devem ser concluídos até a primeira semana de setembro.  De acordo com o diretor de Operações da Emurb, engenheiro Alberto Nascimento, inspeções técnicas foram realizadas para avaliar os pontos que precisavam de manutenção. “A prioridade é fazer imediatamente os serviços nos locais mais danificados porque pode haver uma mudança no clima e as fortes chuvas voltarem, precisando haver interrupção nos trabalhos. É importante destacar que a manutenção estabiliza a estrutura que margeia o canal e reforça a parte que separa o canal da via”, explicou.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destacou a importância da intervenção no local. “Esse é um canal que sofre a influência da microdrenagem de toda aquela área do Centro e bairros próximos e para suportar a vazão de grandes quantidades de chuva, somadas às águas servidas pelo sistema de drenagem, é preciso que o canal esteja em condições normais. A Prefeitura, recorrentemente, faz a parte dela. Aqui na Emurb, tratamos de executar a parte estrutural, enquanto a Empresa Municipal de Serviços Urbanos desenvolve a limpeza, mas o problema da Airton Teles é crônico”, lamentou o secretário.

Alguns fatores contribuem para a deterioração dos equipamentos. Um deles é a corrosão em virtude das influências climáticas. A outra é decorrente da ação humana. Muitas pessoas ainda colocam entulho à beira do canal. De acordo com o secretário, no pico das últimas chuvas,  a Emsurb recolheu cerca de 1,5 tonelada de lixo em seis canais de macrodrenagem. “É um dado preocupante e revela que a Prefeitura tem feito a parte dela,  mas é preciso mais consciência e colaboração dos aracajuanos porque quando ocorrem alagamentos todos sofremos de alguma maneira”, enfatizou Ferrari.