Prefeitura de Aracaju leva noções sobre direitos do consumidor a Jovens Aprendizes

Procon Aracaju
20/08/2019 18h48

Buscando garantir o respeito ao Direito do Consumidor, a Prefeitura de Aracaju leva aos aracajuanos, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), uma série de ações educativas. Dessa forma, o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) ofertou, na tarde desta terça-feira, 20, uma palestra sobre o tema para a turma de Jovens Aprendizes do curso de vendas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Na oportunidade, o coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, explanou sobre noções básicas de direitos do consumidor, além de explicar sobre o funcionamento e atuação do órgão. De acordo com Igor , palestras como essa fazem parte da programação de ações educativas do órgão, que tem como objetivo informar o maior número de pessoas possível sobre a legislação consumerista.

"Acreditamos que esse tipo de ação ajuda a disseminar informações a respeito do Direito do Consumidor, fazendo com que os consumidores possam melhor exigir os seus direitos", afirma o coordenador.

Além disso, Igor Lopes reforça a importância de levar temáticas como essa para futuros integrantes do setor comercial. "Por se tratar de alunos de um curso de vendas, que vão trabalhar futuramente no comércio, a ação é um ponto positivo, que vai acrescentar na formação deles, tanto enquanto consumidores, como também enquanto integrantes de futuras equipes de fornecedores de produtos e serviços. Com certeza isso vai contribuir para o equilíbrio nas relações de consumo", explica.

O professor do curso de vendas do Senac, Marcos Nunes, acredita que a palestra foi diferencial na formação dos alunos. "O nosso maior objetivo, ao convidar o Procon, é justamente trazer essas informações sobre direitos do consumidor. Por se tratar de um curso de vendas, os alunos estão ligados ao comércio, e, trazendo essas informações, eles vão aprender a como lidar com os clientes, já tendo uma ideia sobre legislação e sabendo passar a informação de forma coerente", considera o professor.

A estudante Myllene Júlia, do curso de vendas, foi uma das contempladas pela ação. Satisfeita com os conhecimentos adquiridos com a palestra, ela acredita que, ao entender melhor sobre os direitos do consumidor, poderá desempenhar seu trabalho da melhor forma possível.

"Eu achei muito interessante, porque eu aprendi sobre os meus direitos e também poderei saber como agir quando estiver no meu futuro local de trabalho, em relação aos direitos dos consumidores", afirma a jovem.

Larissa Raynne, também estudante do Senac, demonstrou contentamento com a palestra. Ela considera que as informações passadas por Igor Lopes foram fundamentais para sua formação. "Eu gostei muito, porque havia muitos detalhes sobre os quais eu tinha dúvida, e foram explicados. Vai contribuir, e muito, quando eu estiver trabalhando na área de vendas", relata a aluna.