Prefeitura promove Feira de Saúde no conjunto Orlando Dantas

Agência Aracaju de Notícias
21/08/2019 18h50

Durante a manhã e tarde desta quarta-feira, 21, no conjunto Orlando Dantas, bairro São Conrado, a Prefeitura de Aracaju promoveu,  por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mais uma edição da Feira de Saúde. O evento foi realizado no anexo da igreja católica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e disponibilizou para a sociedade exames rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites A e B, avaliação do pé diabético e realização de testes para mediação de massa gorda e magra, pelo uso do adipômetro.

Além dos serviços de testes rápidos, um dos objetivos centrais da Feira de Saúde é espalhar conhecimento para a prevenção de doenças e adoção de um estilo de vida mais saudável da população. Por isso, nos dois períodos em que ocorrem a ação, das 8h às 12h e das 14h às 16h30, foram realizadas palestras sobre alimentação saudável e farmácia viva, que informa à população os benefícios de ervas medicinais em tratamentos para diversas patologias.

A Feira da Saúde contou com a participação de estagiários, enfermeiros e assistentes sociais. Além do envolvimento dos profissionais da SMS, a atividade ganhou o apoio das Ligas da Universidade Federal de Sergipe (UFS), de Nutrição, Diabetes e Farmácia, que levou estagiários para atuar nas medições do índice de massa corporal e informar à população sobre os exames realizados.

Para a coordenadora e responsável pelo evento, Maria José, a Feira de Saúde preocupa-se, essencialmente, em ir além dos exames rápidos e garantir o encaminhamento das pessoas que foram detectadas com alguma anormalidade, tanto para evitar doenças quanto para o tratamento das patologias.

"Nosso objetivo é ampliar os braços das unidades de saúde. Como a Feira disponibiliza vários serviços fora da rotina e da agenda da unidade, existe uma demanda muito grande para ter acesso a outras atividades, como as palestras e informações para cada necessidade que o cidadão precisa", explica.

Maria José, que além de coordenar a Feira Livre, atua como enfermeira na Unidade Básica de Saúde (UBS) Geraldo Magela, localizado no São Conrado, afirma que a adesão da população ao evento tem sido bastante satisfatória. "Feiras como essa a gente sabe que tem um bom resultado pelo grande número de pessoas que vem para cá. A parte de educação e saúde é fundamental para esse sucesso porque a população sente a importância de aprender novas formas de cuidar da saúde", pontua.

Prevenção

Para garantir que qualidade vida, os exames periódicos é a melhor forma para comprovar o bom funcionamento do corpo. É com esse pensamento que a lavadora Odeísse Ramos explica o porquê de ter ido realizar exames na Feira de Saúde. "Eu vim procurar e fazer todos os exames possíveis. Só fazendo esses testes a gente sabe se realmente tá tudo bem. No decorrer do dia a dia nem sempre temos tempo para fazer exames, então aproveitei essa oportunidade", afirma.

Já o aposentado Carlito Santos diz que tomou conhecimento sobre a realização da Feira pro meio de um anúncio que estava sendo feito pelo conjunto e que sua principal motivação de ir ao evento foi o teste rápido de glicemia capilar. "Eu tava passando pela avenida e ouvi um rapaz numa bicicleta anunciando essa ação. Todos os exames que eu puder fazer, eu vou participar, mas como já tive problema com glicose alta, essa é o teste principal para mim", explana.