População do Pantanal comemora transformação da comunidade

Agência Aracaju de Notícias
26/08/2019 15h30

A sensação de ver um sonho se tornar realidade tomou conta dos moradores do Pantanal, após de 20 anos de espera e luta. A Prefeitura de Aracaju investiu na infraestrutura do local, por meio da urbanização e saneamento básico de 14 ruas, em uma obra com o valor aproximado de 4 milhões de reais.

A nova realidade leva dignidade para a população local, proporcionando mais qualidade de vida e ajudando a construir um futuro melhor. “Essa obra é muito importante para mim, para os meus filhos e para a minha comunidade, até porque em oito anos que eu moro aqui nunca tinha visto nada parecido. Agora nós temos saneamento básico, urbanização, somos realmente cidadãos”, afirma Inácia Sousa.

Projetos de urbanização como esses elevam a autoestima, assim como aumentam a confiança dos cidadãos para com o poder público. As dificuldades enfrentadas pela falta de infraestrutura estão agora apenas na memória.  “Nós passávamos por muita dificuldade, com muitos insetos dentro das casas, sem saneamento, vivendo mesmo na lama.  Agora temos uma outra realidade. A gente cobrou e o prefeito mostrou que tem palavra. Então, só temos a agradecer por essa grande obra”, entende Fabíola Delfino.  

O senhor José Edson Cabral concorda com a vizinha, ressaltando que, além do ganho em qualidade de vida, há também um ganho financeiro. “Antes aqui era tudo lama na época da chuva, hoje está uma maravilha. Eu comprei uma casinha aqui há dois anos, quando ainda era estrada de chão, agora ela está mais valorizada com tudo asfaltado. Não tenho do que reclamar”.

O conjunto é fruto de uma ocupação, iniciada há mais de 20 anos, quando dezenas de pessoas fizeram valer seu direito por moradia. As condições básicas para permanência no local eram precárias, no entanto, quem perseverou e manteve a esperança alcançou o resultado esperado.

“Eu fui uma das primeiras pessoas a chegar aqui. Essa transformação é uma vitória, nem acredito! Às vezes eu olho e penso que tô sonhando. Antes as pessoas tinham vergonha, discriminam a gente. Mas eu tinha certeza que o prefeito Edvaldo Nogueira iria fazer a obra, por isso eu fiquei emocionada, foi quem prometeu e cumpriu. Ele pensa nas pessoas humildes, isso é muito bom para nossa comunidade”, conta Maria de Lourdes Santos.