Tudo pronto: empenho da Prefeitura garante mais uma edição do tradicinal Desfile Cívico

Agência Aracaju de Notícias
01/09/2019 05h00

Trânsito organizado, estruturas vistoriadas, Guarda Municipal a postos. Está tudo pronto para a realização do Desfile Cívico Municipal 2019, que acontece neste domingo, 1º, a paritr das 8h, quando milhares de alunos das 19 escolas participantes ocuparão a rua Bahia para celebrar a Independência do Brasil. 
 
O tema escolhido para este ano, "Navegando na Língua", foi dividido em Histórica e Atualidades e distribuído em 19 subtemas para 18 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e uma escola da rede particular de ensino. 
 
Assim, as apresentações seguirão desde a origem da língua portuguesa, sua chegada ao Brasil e os sotaques existentes no país, até as perspectivas na modernidade com as novas mídias, como o Youtube e o Whats App. 
 
"Trabalhamos de modo intenso para que saísse tudo perfeito neste domingo e pudéssemos celebrar essa data do jeito que ela merece", afirma a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite. 
 
Durante toda a semana, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) designou equipes para um mutirão de limpeza nas principais vias de acesso à rua Bahia. Neste domingo, cerca de 30 agentes estão no local para fazer a limpeza e aproximadamente 20 fiscais acompanham a atuação dos ambulantes. 
 
Equipes da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania, por meio da Defesa Civil, também atuaram durante a semana no recebimento da documentação referente à montagem das principais estruturas, como o palanque e o camarote da acessibilidade. Já no sábado, os técnicos vistoriaram a montagem delas.
 
"Acompanhamos toda a execução para ver se estava tudo como no projeto descritivo e, hoje, vamos acompanhar a realização do desfile a fim de evitar superlotação no palanque ou no camarote e outras situações", revela o major Silvio Prado, coordenador da Defesa Civil Municipal. 
 
A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) também participa do evento, com cerca de 60 guardiões fazendo a segurança e parte do efetivo participando do desfile, com carros, motos e bicicletas. O ônibus de videomonitoramento integra o esquema de segurança, reforçada pela Polícia Militar de Sergipe.