Profissionais da Saúde participam de Capacitação sobre Teste do Pezinho

Saúde
28/08/2019 15h57

Para melhorar ainda mais o fluxo e a qualidade do Teste do Pezinho, na tarde desta quarta-feira, 28, profissionais da Saúde passaram por capacitação promovida pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS).

Na saúde municipal, o teste, realizado no âmbito do Programa Saúde da Criança, é realizado a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê. O exame permite detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas nos recém-nascidos.

A capacitação foi direcionada aos profissionais da saúde que atuam diretamente com a população e que estão envolvidos com a coleta de material para o Teste do Pezinho. “O intuito deste encontro foi ressaltar a importância do exame e da execução dos protocolos estabelecidos para coleta, armazenamento e envio de amostras para análise”, explicou a referência técnica do Programa Saúde da Criança, Ana Elizabete

Ainda de acordo com a RT, o teste é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e elas são porta aberta, ou seja, o bebê pode ser levado em qualquer uma das 22 unidades que realizam o exame, independente do bairro que os pais ou o responsável moram.

Como funciona

“O exame deve ser realizado, preferencialmente, do terceiro ao quinto dia de vida do recém-nascido, porém, apesar de não ser o ideal, o teste pode ser feito também após um mês do nascimento do bebê. Muitas pessoas acham que o teste só pode ser realizado até um mês do nascimento do bebê, mas não é. Ele pode ser feito sim depois desse período, no entanto, caso seja detectada alguma doença, o tratamento começará tardiamente, o que pode ser prejudicial para a criança. Temos que trabalhar a prevenção e a promoção da saúde e quanto mais cedo o diagnóstico, melhor", acrescentou Ana Elisabete Silva.

De acordo com a referência técnica do Programa Saúde da Criança, Cerisa Ribeiro Bonfim, os profissionais devem informar as mães durante o pré-natal sobre a importância do exame e que começando o tratamento mais cedo, há menos chance de sequelas. No teste, é feito um pequeno furinho no pé do bebê e coletada uma pequena quantidade de sangue. O material é encaminhado ao Hospital Universitário (HU), onde é feita a análise.

"A coleta é realizada na Unidade de Saúde e o material vai pra o HU. O resultado sai em 30 dias, em média, mas se o exame der alterado o hospital imediatamente entra em contato com a família da criança. Quando o bebê nasce na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes ou no Hospital Santa Isabel e fica internado, o exame é realizado lá mesmo", disse Cerisa.

O enfermeiro da UBS Dona Jovem, Geison Valença achou muito importante a capacitação, por fortalecer a união da equipe e sanar dúvidas sobre o fluxo do exame. “As informações adquiridas são de extrema importância para melhorar a prática da rotina. Queremos sempre oferecer uma saúde de qualidade e a qualificação dos profissionais se torna fundamental neste processo", afirmou.