Veículos adaptados facilitam os tratamentos nos centros de reabilitação física e intelectual

Saúde
05/09/2019 05h00

De forma planejada, a Prefeitura de Aracaju atua, diariamente, para ofertar serviços de qualidade aos aracajuanos que necessitam da assistência do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, o prefeito Edvaldo Nogueira e a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, entregaram à população da cidade, no final de agosto, quatro veículos adaptados para os Centros Especializados em Reabilitação Física e Intelectual .

Dois destes veículos foram locados com recursos próprios do Município para atender ao Centro Especializado de Reabilitação CER II, no bairro Siqueira Campos, unidade em que os pacientes já sentem as melhorias de serem transportados, junto a seus acompanhantes, de suas respectivas residências até ao local do tratamento.

Para Marleide Santos Ferreira, acompanhante do marido, José da Silva Filho, vítima de acidente vascular cerebral (AVC) em maio do ano passado e que, desde então, faz tratamento, três vezes por semana, no CER II, esta oferta de transporte foi uma grande mudança na qualidade de vida do casal.

“Eu trazia ele empurrando a cadeira de rodas desde uma rua próxima à pracinha da avenida Maranhão, no bairro 18 do Forte, até aqui [Siqueira Campos]. Era muito cansativo para mim e para ele, virmos três vezes na semana, na chuva ou debaixo do sol quente, porque não temos dinheiro para pagar um transporte particular, e para não parar o tratamento eu o trazia assim mesmo. Agora com a liberação dos carros ficou maravilhoso. Só tenho a agradecer, primeiramente a Deus, depois ao prefeito Edvaldo e a todos que fazem parte aqui dessa casa que nos trata com carinho e respeito”, disse emocionada a senhora Marleide.

Satisfação

A gerente do CER II, Mylena Amaral, destaca que, desde o ínicio da utilização destes veículos, os relatos dos pacientes e dos acompanhantes são de satisfação. “Com a chegada dessas vans adaptadas eu recebo elogios todos os dias, por causa do conforto das vans, da atenção e cuidado dos motoristas para com os pacientes e acompanhantes, e também devido ao fato de percorrer um trajeto mais rápido e seguro para até chegar aqui. Tem pacientes que enjoam no deslocamento e com o percurso mais rápido já me disseram que não estão enjoando mais, estão se sentindo bem melhores”, explicou.

Mylena ressaltou, também, que os motoristas das duas vans começaram a trabalhar no CER II, duas semanas antes da entrega dos veículos adaptados para conhecerem o roteiro com os endereços e os nomes dos pacientes. “Tanto aqueles que necessitavam e não estavam conseguindo acessar o serviço pela dificuldade de locomoção e os que já estavam no roteiro da outra van não adaptada, nós atualizamos. Sendo assim, aumentou o número de pessoas atendidas”, ressaltou.

Logística

A gerente informou que com a chegada dos dois veículos adaptados, a outra van não adaptada foi disponibilizada para o Transporte Social da Secretaria Municipal da Saúde, já que a demanda também é grande.

Uma das vans inicia o serviço às 6h às 9h, com um intervalo até às 11h, seguindo, depois, até às 16 horas. A outra começa às 8h, para às 11h, volta às 13h e para novamente às 18h.

“Então conseguimos alcançar todos os pacientes, inclusive aqueles que saem às 17h, pois  existia sempre um transtorno por causa do horário dos motoristas no contrato da van não adaptada. Enfim, ficou melhor para todos, para o paciente e acompanhante, para o serviço e para os profissionais. À medida que vai tendo alguma demanda, nós conversamos com os motoristas e vamos fazendo o ajuste junto com eles porque o nosso trabalho é dinâmico”, enfatizou Mylena.

Os serviços ofertados no CER II do Siqueira Campos são de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, atendimento de enfermagem, neuropediatria e ortopedia. Os outros dois veículos adaptados entregues pelo prefeito e pela secretária de Saúde foram doados pelo Ministério da Saúde e destinados ao CER II do Centro de Integração Raio de Sol (Ciras) e para o CER II da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e também já estão servindo aos pacientes das respectivas unidades.