Prefeitura proporciona formação continuada a cuidadores da Educação Especial

Educação
30/08/2019 15h40

Para garantir a aprendizagem e a inclusão de alunos com necessidades especiais, a Prefeitura de Aracaju investe na formação dos cuidadores da Educação Especial. Com o projeto ‘Capacita Libras’, promovido pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), estes profissionais recebem noções básicas da Língua Brasileira de Sinais e tornam-se aptos a interagir com estudantes que possuam perda auditiva.

O projeto é executado por instrutores e intérpretes de Libras e tem um total de seis encontros. Iniciado na segunda (26), as aulas estão sendo ministradas durante o período de férias da rede municipal, para não interferir no andamento do ano letivo, e seguem até o próximo dia 6 de setembro.
 
“Aracaju se torna, cada vez mais, uma cidade humana. E para termos uma Educação humanizada, é preciso haver inclusão. Os cuidadores da Educação Especial são profissionais muito importantes no dia a dia das escolas e é preciso investir na formação deles”, destaca a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.

Idealizada pela Coordenação de Educação Especial (Coesp/Semed), a capacitação foi uma solicitação dos próprios cuidadores. “Estes profissionais de apoio tiveram capacitação em temas diversificados relacionados à inclusão escolar e agora estão tendo a oportunidade de participar de um programa de 20 horas, nesse projeto, voltado à transmissão das noções básicas de Libras com essa oferta. Desse modo, qualificamos nosso profissional e, consequentemente, prestamos um serviço com maior qualidade para os alunos em nossa rede”, garante a coordenadora da Coesp, Thaísa Aragão.

Os encontros do projeto estão acontecendo nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Papa João Paulo II, Sérgio Francisco da Silva, Oviêdo Teixeira, Presidente Vargas e Arthur Bispo do Rosário. A intérprete Elenita Cristina Souza é uma das profissionais que estão ministrando o curso e conta que os cuidadores estão aproveitando a oportunidade. “Estamos passando conteúdos como pronomes, verbos, números, membros da família. Tendo em vista que, em maioria, essa é a primeira vez que os cuidadores estão tendo contato com a Libras, eles estão se saindo muito bem e, a partir de agora, terão mais noção sobre o universo surdo”, afirma a intérprete. 

Cícero José dos Santos, que atua como supervisor dos cuidadores, elogiou a iniciativa. “Está sendo muito bom esse aprendizado. Nós vemos as dificuldades que os surdos enfrentam por não terem com quem se comunicar, por não terem espaço, e esse trabalho da Prefeitura está trazendo um benefício enorme para os cuidadores e para os alunos também. Mesmo com poucas aulas até agora, já aprendemos muito”, garante. 

Em 2019, essa é a segunda formação recebida pelos cuidadores da Educação Especial. Entre 13 e 22 de agosto, estes profissionais passaram por uma capacitação na qual foram abordados vários temas, entre eles, primeiros socorros, saúde mental, autonomia do aluno com limitações e mediação de conflitos. Atualmente, a rede municipal de ensino de Aracaju possui cerca de 600 alunos com necessidades especiais matriculados. Entre os diagnósticos, se apresentam deficiência intelectual, transtorno do espectro autismo, deficiências auditiva e visual, entre outros. 

“Nessa mesma linha, iniciaremos, em setembro, o Módulo III do Curso básico de Libras para professores da rede e o Módulo II do curso básico que ofertamos para os profissionais dos equipamentos da saúde no município de Aracaju. Esse é um pequeno, porém, importante passo em nosso caminho em busca não só de uma escola inclusiva, mas de uma Aracaju inclusiva e mais humana”, finaliza Thaisa Aragão.